0 2 u u Tomé Rodrigues Nogueira do Ó, Tetraavô de Maximina Augusta de Melo, seu inventário e seu testamento

Tomé Rodrigues Nogueira do Ó patriarca dos Nogueira de Baependi-MG

Entre eles de Maximina Augusta de Melo que vemos neste site e que teve descendência enorme em Uberaba-MG

Assento de Casamento dos pais de Tomé Rodrigues Nogueira do Ó:

tome para imprimir

VEJA MAIS SOBRE TOMÉ NOGUEIRA AQUI:

INVENTÁRIO E TESTAMENTO do:

Sargento-Mór TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó

Arquivado no Museu Regional de São João del-Rei-MG,  na caixa C-37.

Número de folhas originais: aproximadamente de 250 a 300 folhas.=

==

NOTA PARA PESQUISADORES, Tomé fala do irmão padre: é fundamental achar o processo de genere et moribus desse padre, acharemos nomes de avós e bisavós, não achei em SP, precisamos ver em Mariana (pouco provável) e no Rio de Janeiro ou no Funcha:

Declaro em minha terra de cima tenho uma herança e um bem que ficaram por falecimento do meu irmão Padre MANOEL DOS SANTOS NOGUEIRA.

==

O documento está extremamente deteriorado, muitas folhas estão grudadas ou rasgadas, impedindo a contagem exata. A numeração original das folhas (as que não estão rasgadas) está apagada. O documento está incompleto, faltando a folha de rosto.

Inventariante: MARIA LEME DO PRADO, a viúva.

Inventário redigido em São João del Rei, em 1741.

Transcrito por: Ana Bárbara R. Pereira da Silva a pedido de Luis Antônio Villas Bôas.

Data da Transcrição:  ABR/2004

Objetivo: Dados Genealógicos.

FL. 02

HERDEIROS: falta no testamento a tia Joana…  Tomé declara no TESTAMENTO ter 7 fêmeas e um macho.

NO INVENTARIO SE DIZ QUE os órfãos são 6,  sendo 5 fêmeas e um macho (Nicolau). Talvez porque já fosse casada.

 Tia JOANA já era casada, então, em 1741, pelo que se deduz, com seu primeiro marido JOSÉ DE SÁ. tronco dos nogueira de sá.

(No entanto, LIVROS DE FAMILIA, dão sempre TOMÉ com 9 filhos).

==

==

HERDEIROS: no inventário:

1-…ilegível ÂNGELA  (… existe uma etiqueta colada sobre o restante do texto impossibilitando a leitura).  (não dá para saber idade).  O INVENTARIO DIZ QUE O MARIDO DOMINGOS TEIXEIRA VILELA DESISTIU DA HERANÇA.

2-ANA NOGUEIRA LEME, solteira, idade de 15 anos pouco mais ou menos. (A IDADE ESTAVA ERRADA?, ela nasceu em 1723.) (Ana de Jesus Nogueira), nossa amada avó. Há informação que se casou em 1741, o que daria ser mais real sua idade ser 15 anos.. Éra comum se casar aos 15 anos. Mas existiu até pouco o batismo danificado em dezembro de 1723, no livro mais antigo de Baependi no Arquivo da Cúria de Campanha-MG.

3-MARIA NOGUEIRA LEME,  de idade de 12 anos.  (nascimnto 1729?)

4-CLARA LEME DO PRADO, de idade de 9 anos.  (nascimento 1732?)

5-ANTÔNIA LEME NOGUEIRA, de idade de 7 anos, (nasc. 1734?)

6-MARIA LEME (… ilegível) de idade de 4 anos. (nasc. 1737?)

7-NICOLAU ANTONIO (… buracos na folha).

Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1742, aos 29/SET do dito ano (… buracos na folha)…

FL. 02V

… para os herdeiros todos os bens achados na casa do dito Capitão Mor TOME RODRIGUES NOGUEIRA aí de presente aos ditos inventariantes Dona MARIA LEME DO PRADO (… ilegível) lhe diferiu julgar sobre os Santos Evangelhos quantos eram os filhos deles herdados e todos os bens que por morte e falecimento do defunto seu marido foram lavrados (… ilegível) e dia, mes e ano em que faleceu o dito defunto e se fez testamento e que não deixou coisa alguma (…ilegível) foi feito a dita inventariante os juramentos em que pôs sua mão direita debaixo dos ditos livros e prometeu dar conta de todos os bens que pertenciam ao casal (… ilegível)…

FL. 03  ilegível

FL. 04

Mande um pedido comissão ao escrivão do meu cargo para que vá em o lugar de Baependi fazer dos defuntos TOME RODRIGUES e JOSÉ DE SÁ e faça inventario de seus bens por parte deste Juizo de Órfãos para cujo ato (… ilegível) os juramentos as ditas donas viúvas inventariantes para que debaixo dele deem ao dito inventario os bens dos casais e elegeram para avaliar um homem de são conciencia para lhes avaliar (….. ) São João del Rei, 24/SET/1741.

FL. 04V Testamento inserido no inventário

Em nome da Santissima Trindade, Pai, Filho e Espirito Santo (…ilegivel) e do Deus verdadeiro saibam a quanto deste instrumento no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1741 aos 3 dias do mes de outubro (sic), eu TOME RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó, enfermo mas em meu perfeito juízo (ilegível) buscando o caminho da salvação (ilegível) faço este testamento da forma seguinte // Primeiramente encaminho a alma a Santissima Trindade (…ilegível) (FL. 05) … E porque como verdadeiro cristão pretendo de viver e morrer em a Santa Fé Católica (ilegível) da Santa madre Igreja de Roma, espero salvar minha alma com os meus merecimentos em a Santíssima Paixão do filho de Deus. Rogo a minha mulher Dona MARIA LEME DO PRADO (ilegível) LUIS PEREIRA DIAS (ilegível) DOMINGOS VILELA para fazerem mercê de meus testamenteiros // Meu corpo será sepultado na Capela de Nossa Senhora do Mo(buraco na folha)te de que sou protetor e fundador do altar mor no hábito do meu glorioso Padre São Francisco // Por minha alma deixo que se faça no convento de Santa Clara de Taubaté contando com as missas que se puderem dizer no dito convento … (FL. 06) Declaro que sou casado com Dona MARIA LEME DO PRADO  do dito matrimonio tivemos filhos a saber sete femeas e um macho (ilegível) e esta fazenda a saber sítio do Baependi com légua e quatro da estrada para a parte norte está marcada (ilegível) ……(FL. 07 – ilegível, rasgada e tinta apagada) (FL. 08) …. (ilegível) …. e cumprido os meus legados a restar da minha fazenda às minhas filhas Dona MARIA NOGUEIRA DO PRADO, Dona ÂNGELA NOGUEIRA, Dona ANA NOGUEIRA, Dona MARIA LEME, Dona CLARA, Dona ANTÔNIA DO PRADO, Dona MARIA NOGUEIRA DO PRADO // Declaro em minha terra de cima tenho uma herança e um bem que ficaram por falecimento do meu irmão Padre MANOEL DOS SANTOS NOGUEIRA. Declaro mais que o meu sítio de Baependi em terras nomeadas tenho umas casas de taipa de pilão cobertas de telhas … (ilegível) e a que está a minha família … (ilegível) …

FL. 12V BENS DE RAÍZ

Declarou a dita senhora inventariante haver e possuir casas em o sítio em que moram chamado Baependi com suas casas de morada cobertas de telhas (ilegível) e suas senzalas, campos, capoeiras, engenhocas de moer cana em pilão coberto de telhas ….

FL. 15V

Nomeio por tutora e curadora dos órfãos menores de quatorze anos que ficaram do defunto Capitão Mor TOME RODRIGUES DO Ó a viúva do mesmo defunto MARIA LEME DO PRADO que se incumbe por direito a tutela que para cujo efeito faça termo de renúncia de todos os privilégios que a perder lhe são concedidos e dará fiança aos bens e legítimas dos sobreditos seus filhos do que se lhe tomará termo e se cumprirá no termo de vite dias aliás se nomeará outro tutor. Vila de São João del Rei, 16/OUT/1741.

Nomeio por curador dos nesmos que ficaram por falecimento do defunto o Capitão Mór TOME RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó ao doutor CUSTÓDIO GOMES PINHEIRO com o que se continuará a vista estendido o termo de juramento. Vila de São João del Rei.

FL. 29

Diz Dona MARIA LEME DO PRADO, viúva que ficou do Capitão TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó, moradora na vila de São José del Rei, Comarca das Minas do Rio das Mortes e que por falecimento do dito marido, lhe ficaram do dito matrimônio seis órfãos, cinco fêmeas e um macho, e dos bens que ficaram do casal ficou a suplicante de posse desses como cabeça do dito casal, dos quais fêz inventário no juízo de Órfãos da dita vila, como (…ilegível) da justificação junta, foi nomeada pelo juízo a tutora dos seus filhos órfãos por ter a capacidade de reger e governar para o que dê provisão de Vossa Mercê.

FL. 35 AUTO DA PARTILHA

Como parte da herança de outra tanta quantia de a qual ser junta a metade do dote que ficou à filha herdeira MARIA LEME NOGUEIRA a quantia de 432$000 (…ilegivel) a metade do dote que ficou a herdeira Dona ÂNGELA ISABEL NOGUEIRA da quantia de 115$000. E como sim a metade do dote da filha herdeira Dona JOANA NOGUEIRA LEME da quantia de 350$000 … São João del Rei, 23/JAN/1743.

FL. 44

Diz ANTONIO DE SOUZA FERREIRA que se acha casado com ANA NOGUEIRA LEME, filha legitima do Capitão Mor TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó e de Dona MARIA LEME DO PRADO da freguesia de Baependi a qual era órfã e se faz inventário por este juízo a legítima mulher do suplicante e como suposto  foi o casamento feito sem a autoridade e licença do Juíz de Órfãos do (…ilegível) do suplicante e metade do mais de (… ilegível) anos como se mostra a certidão junta em cujo termos se deve entregar sua herança de partilha que é a legítima que tem a sua mulher na forma da lei.

FL. 53

Diz o capitão DOMINGOS TEIXEIRA VILELA que ele foi nomeado por procurador dos bens pertencentes aos órfão que ficou do Capitão Mor TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó e requereu a licença como quer em vista dos autos de inventário que tem em avaliação de alguns bens.

FL. 56V

E logo no mesmo dia e mês e ano (14/ABR/1746) apareceram presentes (… ilegível) pedindo a ele juíz de órfãos,:

(NÃO SE FALA DA TIA Antônia, reparem)

Dona ÂNGELA IZABEL NOGUEIRA DO PRADO e seu marido o Capitão DOMINGOS TEIXEIRA VILELA,

Dona MARIA NOGUEIRA LEME e seu marido LUIS PEREIRA DIAS,

Dona JOANA NOGUEIRA e seu marido JOÃO GOMES DE LEMOS,

Dona ANA NOGUEIRA LEME DO PRADO e seu marido ANTONIO DE SOUZA FERREIRA,

MARIA NOGUEIRA LEME, maior de 12 anos, Dona CLARA NOGUEIRA LEME, também maior de 12 anos, NICOLAU NOGUEIRA, maior de 14 anos … (ilegível).

FL. 59V

Declarou a viúva cabeça de casal haver e pertencer no mesmo sítio de Baependi uma parte (de casas) (DE TERRAS?) chamado Vale Formoso que correm pelo rio de Baependi abaixo que partem em terra de FRANCISCO XAVIER de uma parte e de outra também de JOÃO GOMES (de lemos?) que se avalia em 200$000. Declarou a viúva cabeça de casal haver mais uma parte de (ilegível) na paragem chamada Dois Córregos e indo para (… ilegível) que parte dom DOMINGOS GOMES e o rio Baependi acima aí em terrenos de JOÃO PRADO LEME … (ilegível).

FL. 67

DIzem Dona ANGELA ISABEL NOGUEIRA, Dona JOANA NOGUEIRA LEME e Dona MARIA NOGUEIRA LEME com a assintencia de seus maridos que por falecimento de seu pai o Capitão Mor TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó se fez inventário a partilha dos bens do dito casal por este juízo e por requerimento do tutor dos menores o Capitão DOMINGOS TEIXEIRA VILELA se procedeu a segunda avaliação dos bens de raíz do dito casal em razão de que a primeira vez em que foram avaliados (… ilegivel) na declaraçãode seu valor e por isso no acréscimo (… ilegível) de haver emenda de partilha com os herdeiros (… ilegivel) visto serem maiores de 25 anos e se acharem emancipados fazer termos de abstenção em suas legítimas paternas novamente e rever pela segunda avaliação e que tudo querem em favor de suas irmãs menores solteiras para melhor tomarem estado.

FL. 72

Vindo as herdeiras casadas Dona ANGELA, Dona JOANA, Dona MARIA (ilegivel) quatro irmãs solteiras repartindo por estas cada uma 156$866.  …OU SEJA UM TOTAL DE 7 FILHAS.

FL. 73

Pagamento ao herdeiro NICOLAU ANTONIO do que lhe toca na partilha da folha 36 de 154$507 (… ilegível)

FL. 73V

Pagamento à menor MARIA NOGUEIRA pelo que lhe pertence (… ilegivel) no valor de 291$386 (ilegivel)

Pagamento a CLARA LEME pelo que lhe toca na partilha (ilegivel) no valor de 291$386.

FL. 74

Pagamento à menor ANTONIA LEME pelo que lhe pertence na partilha no valor de 291$386 …

 FL. 74V

Pagamento à herdeira ANA NOGUEIRA LEME casada com ANTONIO DE SOUZA (ferreira) da dada quantia em 232$724 …

FL. 86

Diz JOÃO GOMES DE LEMOS que ele foi citado por mandato de vossa mercê para assinar termo de tutor dos órfãos menores que ficaram do Capitão Mor TOME RODRIGUES NOGUEIRA, falecido na freguesia de Baependi desta comarca e porque na forma do privilégio incluso (…. ilegivel) pedido de esmolas para a religião da Santíssima Trindade está isento da tutoria como vossa mercê ordena …

FL. 95

Dia JOÃO ALVES que ele se acha casado com licença deste juízo (… ilegivel) com Dona MARIA NOGUEIRA DO PRADO, filha órfã que ficou por falecimento do Capitão Mor TOME RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó como se justifica a certidão junta … (ilegivel) paragem das Carrancas e por esta razão lhe pertencem a arrecadação da paterna da dita sua mulher (… ilegível)

Diz Dona JOANA NOGUEIRA LEME viúva que ficou de JOSÉ DE SÁ ao casal ficou o defunto o Capitão Mor TOME RODRIGUES NOGUEIRA a quantia de 342$865 réis procedido de contas com o dito defunto …

Se faça mandar com a citação à viúva D. MARIA LEME DO PRADO que ficou em pose e cabeça de casal e também tutor dos órfãos que ficaram do mesmo defunto, admitira suplicante justificar o sobredito aprovado que se baste mandar-se darem bens para o pagamento da dita importância …

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: