0 0 0 0 0 Trabalhe conosco, encontre parentes, ajudem-nos a escrever nossa história de família

– Queremos encontrar:

– Ajudem nos a encontrar dois documentos vitais roubados: dizem que está na cidade do Rio de Janeiro, o roubado inventário de bens que ficaram da matriarca de metade dos mineiros, a JULIA MARIA DA CARIDADE.

– Ajudem nos a encontrar o livro de casamento de 1723, da Igreja Matriz de São João del Rey-MG, roubado, porque nele encontrar-se o acento de casamento de JULIA MARIA DA CARIDADE.

– Estudiosos do Processo Távora, Caso Távora. Fomos informados que também os Macedo do João Rodrigues de Macedo são ligados aos Távoras. Isso não sabíamos, quem mais importante de Vila Rica do  Ouro Preto Minas Gerais também era fugitivos dos Távoras e se uniram e se protegeram e se ajudaram na época da Inconfidência Mineira?

– Qual é a verdade sobre os Alquimin de Minas Gerais?

http://www.familiaridade.com.br/sobrenome/Alckmin.asp

São judeus fugidos, são árabes? São judeus de Alexandria?  Alquimin é palavra árabe ou hebráica, achei as duas versões na internet.

Nota minha, a foto antiquíssima de Tia Calú parece demais oriental. A tia Calú era filha da Cândida de Alquimin (Ferreira Pires).

Nosso Governador Geraldo Alckimin já foi homenageado pela colônia árabe de Sampa, mas, por outro lado, há uma site dos Alckimin que diz sobre o apelido (sobrenome) alckimin estar em código e que é hebreu.

Existe hebreus com o sobrenome Ackman bem parecido. Como o Backman daquela revolta nos tempos coloniais do Brasil: Este site de genealogia hebráica tem Ackman:

http://www.cjh.org/p/34

– Procuro muito os Alquimin ligados aos Ferreira Pires, Brochados e Macedos do Curral del Rey (Belo Horizonte-MG). Os padres da Matriz da Boa Viagem em Belo Horizonte-MG fizeram uma fogueira com os livros de casamento e batizados da Matriz da Boa Viagem, porisso não conseguimos nada até hoje.

– O genealogista de Goiás, Antonio César Caldas Pinheiro.

– Os herdeiros do Ozório Faleiros da Rocha para comprar direitos autorais e reeditar o livro dos Faleiros.

– O Roberto de Vasconcelos Martins , do Pontal-SP e os herdeiros do José Guimarães para acertarmos a publicação dos textos sobre os Nogueira.

– Netos e bisnetos do tio Afonso de Souza Lima falecido em Uberaba-MG mais provavelmente.

– Netos e bisnetos de Katie King  e Ruth, nomes de solteira, de Itumbiara-GO e de Uberlândia-MG. Nascidas por volta de 1910. Também as filhas do tio Afonso Modesto dos Santos, da mesma cidade e de Itumbiara-GO.

Procuramos os descendentes da  Dinah e a sua irmã de nome Lourdes, filhas do Tio Estevam de Souza Lima. Talvez seja a Dinah Quirino Borges, nome de uma avenida em Itumbiara-GO.

– Que reapareçam aqui as dezenas de parentes que prometeram contar sua parte da família e depois sumiram do site.

– Alguém que já tenha consultado inventários de bens de falecidos em Portugal.

– Quem saiba do processo crime de 1802, no Fórum de Lavras-MG, que trata do assassinato de João Garcia Leal no Arranca-Couro.

– Os descendentes do sobrinho de João Rodrigues de Macedo, Jerônimo Rodrigues da Silva Macedo, casado com Tia Rita de Assunção e Silva, onde estão? É uma família muito pesquisada. Teve um filho Carlos em 1802. Que relação têm eles com o Vigário Silva: Carlos José da Silva?

– Alessandra Dinz de Belo Horizonte-MG, seu tio pesquisa os Silva Diniz e tinha o raríssimo livro do Artur Campos, que sua viúva não quiz me vender. Eu tenho xérox de parte do livro que vou postar aqui. o livro é de 1.900 e fundamental para conhecer os Silva Diniz. Eu tenho também um pdf do livro neste site enviado por amigo colaborador, mas queria muito esse livro original.

– Alguém que pesquise inventários de São Lourenço da Mata-PE,  e que pesquise a Guerra dos Mascates com nomes dos senhores de engenho de São Lourenço da Mata, especialmente José da Silva de Azevedo.

– Idem para os senhores de engenho da Família Souza, de 1700, da cidade do reconcavo baiano, Santo Amaro-BA, no Arquivo Publico da Bahia.

– A família Modesto dos Santos de Uberaba, encontramos um vez uma neta de um João Modesto dos Santos, que trabalhava na Fundação Cultural, queremos saber quem é neto ou bisneto de nosso tio Afonso Modesto dos Santos.

Fazendeiros antigos em Uberaba, Felício Modesto dos Santos e Maria Modesta dos Santos, pais de João Modesto dos Santos falecido por volta de 1880.   Esse João Modesto foi o primeiro marido da vovó Chiquinha (Francisca Alvina da Cunha), mãe do tio Afonso Modesto dos Santos.

Queremos achar a espingardo do Sargent-Mor Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira que ficava em um Museu de Uberaba-MG, hoje desparecida.

=

Para pesquisar genealogia em Portugal, é importante saber onde estão os antigos arquivos dos cartórios notariais:

http://www.notarios.pt/OrdemNotarios/PT/PrecisoNotario/Antigos+Arquivos/

=

NOTA: Os politicamente corretos estão dificultando o trabalho do genealogista: Pedi certidão de inteiro teor em uma secretária de uma Paróquia no Brasil e fizeram questão de não ser de INTEIRO TEOR. É importante ser de inteiro teor para saber todos os dados possíveis e ter completo esses importantes documentos que são acentos de casamento, batismo e óbito.  Mas mesmo pedindo de inteiro teor,,, cortaram o DE COR  BRANCA, parda, etc…     cortaram também um filho “legítimo…”

——–

Pesquise Famílias Mineiras em

http://origem.biz/ver_conteudo.asp?id=5

http://origem.biz/

ACSR: Aquivo Civil de São João del Rei

BG: Batizados de Guarapiranga. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana

CC: Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, Casa dos Contos de Ouro Preto

CPCN: Cartório de Paz de Capela Nova

CPSO: Cartório de Paz de Senhora de Oliveira

CI: Casamentos de Itaverava. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana

CSM1: Cartório do 1º. Ofício de Notas, Casa Setecentista de Mariana

CSM2: Cartório do 2º. Ofício de Notas, Casa Setecentista de Mariana

CSMrt: Registros de Testamentos, Cartório do 1o. Ofício de Notas, Casa Setecentistas de Mariana

CSMs: Sesmarias, Casa Setecentista de Mariana

MP: Mapas de População do Censo de 1830-40, Arquivo Público Mineiro

NP: Antonio José Victoriano Borges da Fonseca, Nobiliarchia pernambucana.

RAPM: Revista do Arquivo Público Mineiro

VT: Raymundo Trindade, Velhos troncos mineiros

ALBUQUERQUE, Pedro Wilson Carrano. Árvore de costado de Franklin de Albuquerque. Usina de Letras (www.usinadeletras.com.br).

ALBUQUERQUE, Pedro Wilson Carrano. Árvore de costado de José Carvalho de Castro (www.usinadeletras.com.br).

ALBUQUERQUE, Pedro Wilson Carrano. Lysâneas Maciel e seus antepassados.Usina de Letras (www.usinadeletras.com.br).

ALMEIDA, Avelina Maria Noronha de. Antepassados em Guimarães (http://avelinagenguimaraesgmailblogs.blogspot.com/2009_08_01_archive.html).

ALMEIDA, Carla Maria Carvalho de. Trajetórias imperiais: imigração e modelo de reprodução social das elites em Minas colonial. Actas do Congresso Internacional “Espaço Atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedade”. Lisboa: FCSH/UNL, 2005. (http://cvc.instituto-camoes.pt/eaar/coloquio/comunicacoes/carla_almeida.pdf)

ALMEIDA, Carla Maria Carvalho de. Uma nobreza da terra com projeto imperial: Maximiliano de Oliveira Leite e seus aparentados. In: FRAGOSO, João Luís Ribeiro, ALMEIDA, Carla Maria Carvalho de, SAMPAIO, Antônio Carlos Jucá.Conquistadores e negociantes: Histórias de elites do Antigo Regime nos trópicos. América lusa, séculos XVI a XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 121-193.

ALMEIDA, Joaquim Rodrigues de. Esboço genealógico. In: PEREIRA, Lafayette Rodrigues. Cartas ao irmão. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. p. 153-183.

ALVES, João Beckman. Os Alves Ferreira em Franca (http://webcache.googleusercontent.com).

Ancestrais de Wander Barbosa Ladeira. (www.cantoni.pro.br/leopoldinenses/AncestraisWanderBarbosaLadeira.html)

ARARIPE, Antônio de Alencar. José de Alencar: notas de família. Revista do Instituto do Ceará, v. 95, p. 66-76, 1981.

ARARIPE, T. de Alencar. A colonização do município de Castelo. Revista brasileira dos municípios, n. 63/64, p. 129-150, julho/dezembro 1963.

ARAÚJO, Magno José de Sá. Genealogia pernambucana(www.araujo.eti.br/araujo2.asp).

AVELLAR, João Antônio de. Reminiscências de um médico. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1985.

ÁVILA, Cristina. Hélio Gravatá: Resgate bibliográfico de Minas Gerais. Pesquisa e organização de Cristina Ávila e Kátia Miranda. Coleção Mineiriana. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1998.

BARBOSA, Darli Bertazzoni. Teixeira Portugal. In Genealogia fluminense (www.marcopolo.pro.br/genealogias).

BARBOSA, Waldemar de Almeida. História de Dores do Indaiá. Dores do Indaiá: Prefeitura Municipal, 1985.

BARRETO, Carlos Xavier Paes. Os primitivos colonizadores nordestinos e seus descendentes. Rio de Janeiro: Melso, 1960.

BARROS, Maurício José Monteiro de. A família Monteiro de Barros (http://fammonteirodebarros.com.sapo.pt/genea_tituloI.pdf).

BIRCHAL, Sérgio de Oliveira. O empresário brasileiro: um estudo comparativo.Revista de Economia e Política, v. 18, n. 3 (71), julho-setembro 1998, p. 16-37.

BRANDÃO, Jacyntho Lins. Um neerlandês em São Paulo. Revista de História, v. 51, n. 102, p. 765-776, abril-junho 1975.

BRÜGGER, Silvia Maria Jardim. Minas patriarcal: família e sociedade (São João del Rei – séculos XVIII e XIX). São Paulo: Annablume, 2007.

BUENOS, Priscila. Os Carneiro de Mendonça. São Paulo: Edição do Autor, 2010.

CAMPOS, Kátia Maria Nunes. Elo da história demográfica de Minas Gerais: Reconstituição e análise inicial dos registros paroquiais da Freguesia de N. Sa. da Conceição do Antônio Dias (1763-1773). Belo Horizonte: UFMG, 2007. (dissertação)

CARNEIRO, Murilo Vidigal. Dona Augusta, a nossa avó. in: Recanto das Letras (http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3012573).

CARRARA, Angelo Alves. Estruturas agrárias e capitalismo: contribuição para o estudo da ocupação do solo e da transformação do trabalho na zona da Mata mineira (séculos XVIII e XIX). Mariana: Universidade Federal de Ouro Preto, 1999.

Cartas de Sesmarias. Revista do Arquivo Público Mineiro. Ouro Preto: Imprensa Oficial de Minas Gerais, v. 3, p. 783-927, 1898.

CASA DE OSWALDO CRUZ. Dicionário histórico-biográfico das ciências da saúde no Brasil (1832-1930) (www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br).

CASTRO, Antônio Carlos de. Antonio Alves de Castro. In:www.projetocompartilhar.org.

CASTRO, Antônio Carlos de. Basecastro. In: www.geocieties.ws/basecastro.

CASTRO, Antônio Carlos de. Licenciado Domingos Coelho. In:www.projetocompartilhar.org.

CASTRO, Antônio Carlos de. Pinto Coelho da Cunha. In:www.projetocompartilhar.org.

CASTRO, Luiz Fernando Hisse de. Árvore de costado de Gervásio José Monteiro de Rezende (http://luizfernandohissedecastro.blogspot.com/2007/09/gervsio-jos-monteiro-de-rezende_08.html).

CORRÊA, Viriato. Casa de Belchior. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1936.

COSTA, Pe. Antonio Carvalho da. Corografia portugueza e descripçam topografia do famoso reyno de Portugal, com as noticias das fundaçoens das cidades, villas, & lugares, que contèm ; varoens illustres, genealogias das familias nobres, fundaçoens de conventos, catalogos dosd bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edificios, & outras curiosas observaçoens. Tomo 3. Braga: Typografia de Domingos Gonçalves Gouvea, 1869.

DORIA, Francisco Antonio. Acciaiolis no Brasil. Série Marcello de Ipanema 3. Projeto Áquila. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000. (disponível na Internet)

EILER, Aloysio Clemente M. I. de J. Breves. Os barões de Guararema. In: História do café no Brasil imperial (http://www.brevescafe.xpg.com.br/guararema.html).

ENSAIOS PAULISTAS: Contribuição de “O Estado de São Paulo” às comemorações do 4o. centenário da cidade. São Paulo: Anhembi, 1958.

Família Monteiro Rebelo da Ilha do Fogo (http://monteiro.4t.com/familia_monteiro_rebelo_4.htm).

FERNANDES, Carlos. Só biografias (www.dec.ufcg.edu.br).

FERREIRA, Dimas E. Soares. A Fazenda da Borda do Campo. In: Barbacena on line (http://www.barbacenaonline.com.br)

FERREIRA, Valdivino Pereira. Genealogia norte mineira. Turmalina: Gráfica Urgente, 2003.

FONSECA, Ângelo Queiroz da. Sítio genealógico dos parentes e amigos de Ângelo Queiroz da Fonseca (http://gw0.geneanet.org)

FONSECA, Antonio Victoriano Borges da. Nobiliarchia pernambucana. Rio de Janeiro: Bibliotheca Nacional, 1935.

FONTES QUANTITATIVAS PARA A HISTÓRIA DE MINAS GERAIS (www.ufjf.br/hqg/files/2009/10/FQHMS).

FRANÇA, Alex Sandro dos Santos. A conversão de D. José Brandão de Castro: a ação social de mediadores religiosos na Diocese de Propriá. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2004. (Dissertação de Mestrado)

GAMA, Barão de Nogueira da. Genealogia mineira. Revista do Arquivo Público Mineiro, p. 287-289, 1907.

GARCEZ, Silvio Silveira (org.). O sentido da vida de Dr. Carlindo. Juiz de Fora: Do Autor, 2011.

GARCIA, Salette. Cel. José Dutra Nicacio. SJ Online: o portal de São João Nepomuceno (www.sjonline.com.br).

GAYO, Manuel José da Costa Felgueiras. Nobiliario das famílias de Portugal. Impressão diplomática do manuscrito existente na Santa Casa de Misericordia de Barcellos. Braga: Oficinas Gráficas PAX, 1938.

GeneAll.net.pt (www.geneall.pt).

Genealogia da família Alencar (www.geocities.com/de_alencar).

Genealogia da família Cortes Araujo (www.selwa.uaivip.com.br).

GUIMARÃES, Eneida Carvalho. A família Albino de Almeida Cyrino (www.queluzdeminas.com.br).

GUIMARÃES, Fúlvio de Almeida. Romeu Guimarães de Albuquerque e Queluz de Minas.Belo Horizonte: Edição do Autor, 2010.

GUISARD FILHO, Félix. Jacques Félix: achegas à história de Taubaté. São Paulo: Athena, 1938.

HOLANDA, Bartolomeu Buarque de. Buarque: uma família brasileira: ensaio histórico-genealógico. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007.

HORTA, Herculano. Biografia de Napoleão Reys. Jornal do Comércio (Juiz de Fora).

IBRAHIM, Marina Maria Lafayette de Andrada. De volta à Fazenda da Borda do Campo. Barbacena: Gráfica e Editora Cidade de Barbacena, 2007.

JUNQUEIRA, Regina Moraes; SETTE, Bartira; RODRIGUES, Aristóteles. Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado, MG. In: SETTE, Bartira; JUNQUEIRA, Regina Moraes. Projeto Compartilhar (www.projetocompartilhar.org).

LAVRADIO, José Maria do Espirito Santo de Almeida Correia de Sá. Vice-reinado de D. Luiz d’Almeida Portugal: 2º Marquez de Lavradio, 3º Vice-Rei do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1942.

LEME, Luiz Gonzaga da Silva. Genealogia Paulistana. São Paulo: Duprat, 1903-1905.

LEMOS, Gusthavo. Distinguir & enraizar nas Minas Gerais: estratégias sociais da elite local da freguesia de Guarapiranga (1750-1850). Anais do II Colóquio do LAHES: Micro-história e os caminhos da história social. Juiz de Fora: Laboratório de História Econômica e Social da Universidade Federal de Juiz de Fora/Clio Edições, 2008 (www.ufjf.br/lahes/files/2010/03/c2-a25.pdf).

LEMOS, Gusthavo. Estratégias matrimoniais e de transmissão de fortuna da elite agrária de Guarapiranga, MG – século XIX(www.historia_demografica.tripod.com/bhds/bhd52/gus.doc).

LEMOS, Gusthavo. Família, escravaria e fortuna na comarca de Piranga na primeira metade do século XIX: um estudo a partir dos inventários post mortem. Vicoça: Universidade Federal de Viçosa, 2008 (http://historia_demografia.tripod.com).

LIMA, Charles Moraes de. Capela Nova – séc. XVIII. In Instituto Histórico IMPHIC – Betim (htpp://imphic.ning.com).

LINS, Ivan Monteiro de Barros. Edmundo Lins: alguns traços de sua personalidade e juízos de seus contemporâneos. Belo Horizonte: Movimento Perspectiva, 1965.

LINS, Waldemar. Homens de febra. Rio de Janeiro: Estabelecimento Graphico Canton & Reile, 1933.

LOPES, Simões. Descendência de Manuel Rodrigues, vila de Horta, in: Mitoblogos (http://webcache.googleusercontent.com).

MACIEL, William Ricardo Silva Maciel. Família Ferreira Maciel. In GeneaMinas.

MAIOR, Marcel Souto. Se é para brincar eu também gosto: um perfil biográfico de Sonia Lins. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.

MARCOVITCH, Jacques. Pioneiros e empreendedores: a saga do desenvolvimento do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Saraiva, 2007.

MARTINS, Antonio de Assis, OLIVEIRA, José Marques de. Almanak administrativo, civil e industrial da Provincia de Minas-Geraes para o anno de 1865. 2o. ano. Ouro Preto: Typographia do Minas Geraes, 1864.

MARTINS, Tarcísio. Fazenda Boa Esperança – Belo Vale. Belo Horizonte: s/ed., 2007.

MASCARENHAS, Afrânio. Balaio de Minas (www.balaiodeminas.com.br).

MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. Maximiano de Oliveira Leite e Caetano Álvares Rodrigues: um estudo de caso nas Minas setencentistas. Revista Espaço Acadêmico, 50, julho 2005 (www.espacoacademico.com.br).

MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. Notas acerca da participação dos homens de negócio, dos senhores de engenho e demais segmentos sociais fluminenses através da análise das procurações emitidas por residentes na capitania de Minas Gerais, 1711-1730. História e-história, Universidade de Campinas (www.historiaehistoria.com.br).

MELLO, Evaldo Cabral de. O nome e o sangue: uma parábola genealógica no Pernambuco colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MELLO, José Antônio Gonsalves de. Fontes para a história do Brasil holandês.Recife: Ministério da Cultura/Fundação Pró-Memória, 1985.

MILAGRES, Alex Assis, PAULA, Cristiano João dos Reis Milagres de. Genealogia da família Milagres (http://www.familiamilagres.com.br).

MONTEIRO, Norma Góis. Dicionário biográfico de Minas Gerais: Período republicano (1889/1991). 2 v. Belo Horizonte: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 1994.

MORAES, Cristóvão Alão de. Pedatura lusitana: Nobiliário das famílias de Portugal. Porto: Livraria Fernando Machado, 1943-1948.

MORAES, Dilma. Santo Antônio do Monte: doces namoradas, políticos famosos. Belo Horizonte: Minas Gráfica Editora, 1983.

MORAES NETO, Léo Gomes de. As famílias da elite e suas estratégias de manutenção do patrimônio na primeira metade do século XIX em Guarapiranga (www.ibl.ufop.br/IIISimposio/18.pdf).

NAVA, Pedro. Baú de ossos: Memórias/1. Nota de Carlos Drummond de Andrade. 4a. edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

NOGUEIRA, José Luiz. Genealogia José Luiz Nogueira (http://jlnogueira.no.comunidades.net)

NORONHA, Henrique Henriques de. Nobiliário genealógico das famílias que passaram a viver nesta Ilha da Madeira depois do seu descobrimento, que foi no ano de 1420. São Paulo: Cruzeiro do Sul, 1947.

NUNES, Anamaria. Família Nunes Vieira Ferreira (http://familianunesvieiraferreira.blogspot.com/2008).

OLIVEIRA, Luís Henrique de. Nas malhas da incerteza: Comportamento e estratégias camponesas na freguesia de Guarapiranga (1750-1820). Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2006 (dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História).

OLIVEIRA, Ronaldo Nogueira de. Descendentes do Tenente José Dias Lopes (www.rioespera.com/genealogia/familias/nogueira).

OLIVEIRA, Silvério Rocha. Lagoa da Prata: Retiro do Pântano. Belo Horizonte: Armazém de Idéias, 1998.

OLIVEIRA, Vânia Lúcia de. Família Barbosa da Silva. Genealogia brasileira: Estado de Minas Gerais (http://br.geocities.com/lenioricha/cantagalo_barbdasilvavavan.htm).

PEIXOTO, Afranio. Noções de historia da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1931.

PEIXOTO, Antonio Gomes Lana. Genealogia da família Lana de Queluz de Minas. (http//genealogialanadequeluzdeminas.blogspot.com).

PEREIRA, David William. Family Search (http://www.familysearch.org).

REITWIESNER, William Addams. Ancestry of Henri de Laborde de Monpezat (http://wikiwak.com/texis/wcolz/viewcache.html).

RELATORIO E CONTAS DA SOCIEDADE PORTUGUEZA NO RIO DE JANEIRO: Caixa de Socorro de D. Pedro I do anno de 1868. Rio de Janeiro: Typographia Imp. e Const. de J. Villeneuve, 1869.

REZENDE, Oswaldo. Genealogia de tradicionais famílias de Minas. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1969.

RHEINGANTZ, Carlos G. Primeiras famílias do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Brasiliana, 1965.

RIBEIRO, Eneida Beraldi. O marranismo no Brasil colônia através do processo inquisitorial contra Bento Teixeira. In: LEWIN, Helena. Judaísmo e modernidade: suas múltiplas inter-relações. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009. p. 117-132.

RIBEIRO, Fenelon. Povoamento e colonização – Centro Oeste além São Francisco – Dores do Indaiá: fragmentos da genelogia do Capitão Amaro da Costa Guimarães. Belo Horizonte: O Lutador, s.d.

RIBEIRO, José Américo, BRANDÃO, Eduardo Carvalho, BRANDÃO, Olímpio Garcia.Caminhos do Cerrado: A trajetória da família Pereira Brandão. Belo Horizonte: Saitec, 2005.

RICHA, Lênio Luiz. Genealogia Brasileira (http://br.geocities.com/lenioricha.htm).

RICHA, Lênio Luiz. Genealogia Fluminense (http://br.geocities.com/lenioricha.htm).

ROCHA, Padre A. Moreira da. Luz de candeia velha: crônicas publicadas no jornal Notícias de Penafiel, sob o pseudônimo de Monaquino, divulgados na Internet MCR (http://candeiavelha.blogspot.com).

RODRIGUES, Joberto Miranda. Descendentes do Capitão-Mor Domingos Fernandes (www.joberto31.xpg.com.br).

RODRIGUES, Joberto Miranda. Genealogia Gonçalves Filgueiras (www.joberto31.xpg.com.br).

SALGADO, Ilma de Castro Barros e. Pedro Nava: mulheres reveladas e veladas. Juiz de Fora: Editar, 1999.

SANCHEZ, Alexandre. Maria Dorothea: A musa revelada. Belo Horizonte: Gráfica e Editora Lima, 2006.

SANTOS, Carolina Zamperlini. Fortuna e escravidão nas Minas Gerais: A freguesia de Guarapiranga na primeira metade do século XIX. Anais do II Colóquio do Laboratório de História Econômica e Social. Juiz de Fora: Clio Edições, 2008 (http://www.lahes.ufjf.br).

SANTOS, Ciro dos. Lagoa da Prata: histórias, estórias e memórias. Lagoa da Prata: s/ed., 1988.

SANTOS, Ciro dos. 40 anos de Lagoa da Prata. Lagoa da Prata: s/ed., 1981.

SANTOS, João Lúcio dos. A Inconfiência Mineira. São Paulo: Escola Profissional do Lyceu Coração de Jesus, 1927.

SANTOS JÚNIOR, Luís. Genealogia hesperitana (http://hesperitanas.zzl.org).

SANTUÁRIO DO CARAÇA. Matrículas (www.santuariodocaraca.com.br/cultura).

SETTE, Bartyra; JUNQUEIRA, Regina Moraes. Projeto Compartilhar (www.projetocompartilhar.org).

SILVA, Arthur Vieira Rezende e. Genealogia dos fundadores de Cataguases. Rio de Janeiro: A. Coelho Branco, 1934.

SILVA, Arthur Vieira Rezende e. Genealogia mineira. 5 volumes. Belo Horizonte: Imprensa Official, 1937-1939.

SILVA, Marco Polo T. Dutra P. Genealogia mineira (www.marcopolo.pro.br).

SILVA, Roberta Ferreira da. Ancestors of Roberta Ferreira da Silva (http://familytreemaker.genealogy.com).

SOUSA, José Augusto Faria de. Caminhando para Deus (pesquisa para a biografia de Monsenhor Messias de Senna Baptista). Sete Lagoas: s/ed., 1996.

SOUZA, José Evangelista de. Catas Altas do Mato Dentro, sua história e sua gente.vol. 1. Contagem: Littera Maciel, 1998.

SOUZA, Maria Monteiro de Souza. Sítio da Ladinha (http://sitiodaladinha.blogspot.com).

SOUZA, Padre José Duarte de. Genalogia e história de Capela Nova das Dores. (datilografado)

TAQUES, Pedro. Nobiliarchia paulistana histórica e genealógica. São Paulo: Martins, 1953.

TAUNAY, Affonso de E. História geral das bandeiras paulistas. São Paulo: Typographia Ideal, 1924.

THE BETTENCOURT FAMILY: 1200-2000 (http://web.meganet.net/betenco).

THE CARDINALS OF THE HOLY ROMAN CHURCH BIOGRAPHICAL DICTIONARY (http://www2.fiu.edu).

TRINDADE, Raymundo. Genealogias da Zona do Carmo. Ponte Nova: Estabelecimento Gráfico Gutenberg/Irmãos Penna & Cia., 1943 (disponível emhttp://www.arvore.net.br/trindade).

TRINDADE, Raymundo. Ourives de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 12, p. 117-149, 1955.

TRINDADE, Raymundo. Velhos troncos mineiros. 2 v. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1955.

TRINDADE, Raymundo. Velhos troncos ouropretanos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1951.

TRURNIT, Hanno. Süddeutsche Patrizier (http://wc.rootsweb.ancestry.com/cgi-bin/igm.cgi).

VALE DOS SOUSAS: Rota dos Móveis (htto://www.cm-paredes.pt/VSD/Paredes/vPT/Publica/Turismo/Personalidades).

VASCONCELLOS, Diogo de. História Antiga das Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.

VAZ, Alisson Mascarenhas. Cia. Cedro e Cachoeira: história de uma empresa familiar, 1883-1987. Belo Horizonte: s/ed., 1990.

VEROCAI, Arthur Côrtes. Genealogia da família Côrtes de Araújo (www.selwa.uaivip.com.br/arvore).

VIDIGAL, Pedro Maciel. Amador Bueno, o Aclamado, na família lagoana. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1945.

VIDIGAL, Pedro Maciel. Os antepassados. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1980.

VILLELA, Ilka de Castro Moreira. Laços de família. Nova Lima: Edição da autora, 2001.

WANDERLEY, Ivo Ricardo. Buarque: uma família brasileira (www.irwanderley.eng.br).

WIEDERSPAHN, Henrique Oscar. Lins (Lynsen, Linns, Linss). In: Subsídios genealógicos: Famílias brasileiras de origem germânica. Vol. II. São Paulo: [Instituto Hans Staden], 1962.

XAVIER, Paulo Jaurés Pedroso. Caramuru (http:/buratto.org/gens/gen_caramuru.html).

Fontes documentais

Cadastro de Fundos do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

Arquivo da Casa dos Contos, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Lisboa, Portugal.

Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Censo de 1831-1839, Mapas de População, Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Diario Official. Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

Inventários dos cartórios de 1o. e 2o. Ofícios, Casa Setecentista de Mariana, Mariana, Minas Gerais, Brasil.

Livros de batizados da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil.

Livros de batizados da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, Mariana, Minas Gerais, Brasil.

Livro de casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade da Espera. Arquivo da Paróquia de Rio Espera, Minas Gerais, Brasil.

Livros de casamentos da Paróquia de Santo Antônio de Itaverava. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, Minas Gerais, Brasil.

Livros de óbitos da Paróquia de Santo Antônio, Itaverara, Minas Gerais, Brasil.

Livros de registros de nascimento, Cartório de Registro Civil, Capela Nova, Minas Gerais, Brasil.

Livros de registros de nascimento, Cartório de Registro Civil, Senhora de Oliveira, Minas Gerais, Brasil.

Livros de registros de óbitos, Cartório de Registro Civil, Capela Nova, Minas Gerais, Brasil.

Livros de registros de óbitos, Cartório de Registro Civil, Senhora de Oliveira, Minas Gerais, Brasil.

Livros de registros de óbitos, Cartório de Registro Civil, Rio Espera, Minas Gerais, Brasil.

Registro Geral de Mercês, Mercês de D. João V, livro 32, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Lisboa, Portugal.

34 Respostas to “0 0 0 0 0 Trabalhe conosco, encontre parentes, ajudem-nos a escrever nossa história de família”

  1. eunice_sampaio@hotmail.com Says:

    Manoel Rodrigues de Macedo e da Mata segundo seu irmão joão e sua irmã teresa,filho de maria rodrigues de macedo e de josé rodrigues da mata, batizado em Santana Bahia em 1905.Possui uma herdade de cacau herança de seu pai português .Sua mãe o batizou com seu sobrenome. (ela teve um caso com este português)Então colocou o nome de:Manoel Rodrigues Annunciado,por ser dia de ANNUNCIAÇÂO DE NOSSA SENHORA.Segundo ele havia uma gruta azul cheia de cristais. dentro da fazenda. (ficou para o governo?)

  2. eunice_sampaio@hotmail.com Says:

    joanna guaranha, casada com Mannoel Rodrigues Annunciado
    filha de Antonia Rossi e Francisco Guaranha(sua Mãe Nina apelido) casou-se em segundas nupcias com Annanias Rocha da Silva. Contra a vontade dos filhos.pois Antonia Rossi Guaranha,viúva de Francisco Guaranha possuía duas datas de terras em São Paulo dos Agudos,o seguro por acidente (Francisco guaranha que morreu com 40 anos em acidente na estação de Agudos)deixou pensão por morte.Antonia Rossi(Nina) dava aulas de costura em agudos.e este Ananias lhe tirou tudo alem de maltratar os enteados.( no casamento de Joanna foi testemunha César Francisco Rodrigues, irmão de Manoel.

  3. Armando L. R. Penna Ríspoli Says:

    Paulo César de Castro Silveira:
    a propósito de sua colocação acima: ” Alessandra Diniz de Belo Horizonte-MG, seu tio pesquisa os Silva Diniz e tinha o raríssimo livro do Artur Campos, que sua viúva não quiz me vender. Eu tenho xérox de parte do livro que vou postar aqui. o livro é de 1.900 e fundamental para conhecer os Silva Diniz”
    pergunto: Em 25.07 p.p.,enviei a Você o CD do livro, cuja cópia obtive na Biblioteca Nacional, microfilmada e digitalizada, da Agência dos Correios de São Roque.
    Não recebeu ? Um abraço do admirador, interessado em colaborar, mas um pouco enrolado, no momento.
    Armando L. R. Penna Ríspoli
    aprispoli@gmail.com

  4. Célia Lamounier de Araujo Says:

    Estou precisando saber certo se a mulher do nosso Cpt mor Joao Quintino de Oliveira foi Maria do Rosário e filha Francisca Angelica da Silva. E se ele casou duas vezes…
    TENHO o livro Do Silva ao Prata – 1990 Uberaba.

    • capitaodomingos Says:

      o silva ao prata deve ter copiado o hildebrando que está errado.
      o pessoal de itapecerica estuda o joão quintino, eu postei o casamento certo dele.

  5. Célia Lamounier de Araújo Says:

    Estava conversando com a Josyany hoje e ela me disse que o responsável pelo seu site é você CLAUSS…. Algum tempo se passou e nós perdemos contato. S A U D A D E S, não esqueço você, meu amigo. o que anda fazendo, onde está?

  6. Rafael AFR Says:

    Sr. Administrador do site, Parabéns pelos extraordinários trabalhos. Pesquiso os “Rocha” (melhor dizendo – Rodrigues da Rocha) do livro dos Falleiros e tenho dados bem atuais e completos sobre aquela genealogia. Entre em contato. rafaelafr@hotmail.com

  7. Rafael AFR Says:

    Caro Sr..Procurei por “Paulo Castro” ou “Paulo Silveira” ambos de São José dos Campos e nada encontrei….O Sr. poderia me achar mais facilmente no facebook Rafael Augusto Rodrigues…de Ribeirão Preto e fato de criança….

  8. Wanderson Caetano da silva Says:

    Procuro por familiares de meu pai Sebastião Eustáquio da Silva filho de:orlindo Lucas da Silva e Maria de Jesus Silva.Ele e de Patrocínio MG, saiu lá com 15 anos retornou uma vez pra rever uma irmã por nome de Aparecida nessa ocasião levou uma foto das minhas irmãs gêmeas. Por favor me ajudem a encontar.Meu pai faleceu com 32 anos e não conhecemos ninguém da família dele.Desde já agradeço.

  9. wanderson Caetano da Silva Says:

    Ele era de Patrocinio MG, eram 4 irmaos nao sabemos exatamente o ano ele saiu dai,qdo veio pra Goias seus pais ja eram falecidos mas ele vivia com a irma Aparecida,eu sei que as informacoes que temos sao muito poucas, mas por favor me ajudem.

  10. Murah Rannier Says:

    Tenho o telefone do genealogista de Goiás, Antonio César Caldas Pinheiro. Mande-me e-mail para tenhafe@gmail.com que lhe passo o nº.

  11. Celia Lamounier de Araujo Says:

    MAS ele foi digitado, não foi não?

  12. Arnaldo Muniz Says:

    Prezados
    Meu avô Arnaldo Fortes nasceu em Ribeirão Preto em 1910, e os irmãos provavelmente tb Araci Fortes, José Fortes, Isaura Fortes
    Estou pesquisando o ramo materno de minha mãe, porém
    como os antigos já se foram, está mais difícil de obter informes,
    se for possível, por favor alguém me informe como devo proceder, onde buscar?:
    Tenho apenas os nomes dos bisavós(Marcos Fortes 1875? e Philomena da Silva Fortes. filha de José Felipe Silva e Luiza Vieira Silva) e que ele é nascido no RJ e casado lá com uma Cearense de Mescejana isso em torno da última década de 1800, os pais dele (Ernesto Fortes e Isabel Fortes) também eram de lá, mas não tenho qualquer data…
    apenas os cálculos imaginários… (cerca de 1840/50)
    há falas na família de que eram aparentados com os Bias Fortes no RJ…
    obrigado desde já
    arnaldo muniz

    • GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA UBERABA-MG FRANCA-SP MADRINHA DA SERRA Says:

      comece mesmo no cartorio de ribeirão que tem indice não é dificil achar. aqui neste site tem pagina que ensina pesquisar.. é a pagina certidões só com certidão temos certeza…

      • Valdeci alves costa Says:

        Gostaria de ter informações sobre a familia de minha mae, minha bisavó se chamava maria teodora de jesus e meu bisavô jeronimo januario da cruz minha avó Orozimba maria de jesus moravam em dores do indaia minas gerais, gostaria de ver foto do casarao onde eles moravam pq minha mae falava muito que era um sobradao, com uma cisterna no meio da cozinha

  13. Arnaldo Muniz Says:

    Então,, até recebi a certidão de inteiro teor… mas não fala mais nada sobre o RJ… apenas que naquele ano do nascimento de meu avô 1910 minha trisavó ainda vivia por lá…

  14. Regina da Penha Souza fonseca Says:

    Procuro família de Fenelon Dias de Souza e Laura de Almeida Souza que familia tinha fazenda de cacau em Itabuna Bahia. Eles foram morar em Vitória- ES- deixando tudo para trás .

  15. Matteus Says:

    Procuro Informações Sobre meus Bisavós, Cirilo Gonzaga e Maria Angelica Santos ambos falecidos, saíram de Uberlândia MG por volta da década de 1930 para GO com seus filhos, gostaria de saber se eles deixaram lá parentes como primos, tios, não tenho nenhuma informação a mais, pois meu Avô Sebastião Gonçalves dos Santos filho deles nascido lá, já também faleceu. mim ajude por favor… Obrigado.

    • GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA UBERABA-MG FRANCA-SP MADRINHA DA SERRA Says:

      Obrigado por escrever. Existe livro sobre os Gonçalves dos Santos. Deve ter na estante virtual e no instituto genealogico em sp. o livro das 3 ilhoas tambem tem parte dos gonçalves dos santos. aqui no site tem um antepassado meu Gonçalves dos SAntos. o foco foi Casa Branca-SP

  16. Matteus Says:

    Procuro Também pelos meus tios que mora em Ribeirão Preto SP, meu tataravô saiu com seus filhos de Senhora de Oliveira MG para SP no final da década de 1950 para 1960, e faleceu em SP, A unica informação que eu tenho e o nome da minha tia Denise Lopes Moreira creia que assim, pois meu TataravÔ chamava Artur Lopes Moreira. qualquer informação mim avise….

  17. Valdeli Alves Costa Says:

    Gostaria de saber se o casarao que minha bisavó morava em dores do indaia minas gerais foi demolido, ela se chamava maria teodora da cruz e meu bisavô Jerônimo Januário da cruz

  18. Valdeli Alves Costa Says:

    Alguem da familia de Jerônimo Januário da cruz e Maria teodora de jesus de dores do indaia minas gerais?

  19. GILMAR CESAR INÁCIO DE SÁ Says:

    Prezado, descendo de famílias mineiras, estou tentando juntar o grande quebra-cabeça que está sendo juntar os ramos todos. Se alguém por aqui tiver à venda, procuro para comprar as seguintes publicações, originais ou mesmo cópia delas: Livro “CATAS ALTAS DO MATO DENTRO, SUA HISTÓRIA E SUA GENTE, do Padre José Evangelista de Souza; Livro “A VERDADE SOBRE O CALUNIADO BARÃO DE CATAS ALTAS E A MINA DO GONGO SOCO”, de Darcy Duarte de Figueiredo; Livro “OS POVOADORES DOS SERTÕES E AS MINAS DE OURO, também do Padre José Evangelista de Souza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: