0 2 u u TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó – sua história e de seus descendentes

http://www.hploco.com/letra_i/ihggi/THOME_RODRIGUES_NOGUEIRA_DO_O.html

TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó
-batizado. 1675?, Sé Funchal Madeira, ou São Roque?

-Falecimento- 02 Aug 1741 Baependi-MG

TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó (filho de ANTÔNIO NOGUEIRA e FRANCISCA FERNANDES) nasceu em cerca de 1670 na Ilha da Madeira, Portugal.
Faleceu em 02 Aug 1741 in Baependi-MG, Brazil

Foi casado com MARIA LEME DO PRADO, em 1712 mais ou menos, em Taubaté- SP- Brazil, ou em baependi, em 1715, a familia dela já estava lá nos livros de batismo e no inventario em 1699 em taubate do avo dela cornelio da rocha se diz que um filho e escravos estão nas minas.
Filha de ANTÔNIO DA ROCHA LEME e ANTONIA DO PRADO LEME.

TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó:

1. Capitão-Mór TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó nasceu em 1674 no Funchal, Ilha da Madeira – Portugal. Falecido em 30 AUG 1741 em Baependi (MG).

NASCIMENTO- THOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó era natural da Ilha da Madeira, e era filho de ANTÔNIO NOGUEIRA, natural de Gouveia, Portugal e FRANCISCA FERNANDES DO VALE, natural de Funchal, (Ilha da Madeira). e os seus antepassados até 1618 de são roque perto do Funchal.

ANTÔNIO NOGUEIRA era filho de MANOEL LOPES NOGUEIRA, natural de Gouveia, Portugal e SABASTIANA OSÓRIO, também de Gouveia. FRANCISCA FERNANDES DO VALE era filha de MANOEL RODRIGUES e MARIA FERNANDES, esta, filha de JOAO MANOEL e MARIA GOMES. MANOEL RODRIGUES era filho de Maria Barbosa FERNANDES, filha de ANTÔNIO DIAS e JOANA FERNANDES, e de ANTÔNIO RODRIGUES, de São Roque, Funchal, Ilha da Madeira, casados em 15/DEZ/1617.

ANTÔNIO RODRIGUES era filho de PEDRO RODRIGUES e MARGARIDA GONÇALVES, de Funchal, Ilha da Madeira.

A família NOGUEIRA é originária da Espanha, tendo como patriarca Dom FERNANDO RODRIGUEZ NOGUERA, nobre fidalgo, de Aragao, Espanha.

FALECIMENTO :- Tomé morreu em Baependi, a 30 de agosto de 1741, com testamento, em que pediu muitas missas, tanto na capela de Monserrate, onde foi sepultado, como no convento de Taubaté, onde começara a aventura sertaneja. Tem inventário arquivado no Museu Regional de Sao Joao del Rei e que está transcrito no site;

www.genealogiavillasboas.hpg.com.br

OUTRAS INFORMAÇOES:

Em 1711, recebeu a patente de Capitão da Infantaria do Distrito de Piedade (Lorena, SP).

Em 1714 a patente de Capitão de taubaté e região.

Seguiu para Baependi em 1715, localizando-se no Engenho, quando, entao, em 1717, foi nomeado Sargento-Mor e provedor dos quintos.

Em 1717 foi nomeado Capitao comandante do caminho novo da Mantiqueira ao Rio GRande.

Em 1723 nomeado sargento mor da região de baependi.
Foi o fundador da capela mór de N. Senhora do Monte Serrate de Baependi onde está sepultado- “O capitao-mór Thomé Nogueira do Ó era oriundo de um fidalgo hespanhol D. Fernando Rodrigues Noguera, do reino de Aragao que, devido às guerras, passou-se para Portugal, alli aclimando a familia, na invasaõ dos mouros. Filhos e netos de D. Fernando espalharam-se pelas Canárias e ilha da Madeira, de onde seguiram para Sao Vicente e Sao Paulo”.

TOMÉ married MARIA LEME DO PRADO (II) daughter of ANTÔNIO DA ROCHA LEME and ANTÔNIA DO PRADO LEME (ou de Quevedo). MARIA was born in 1690/1704 in Lorena (SP). She died on 11 SEP 1756 in Baependi (MG).

OUTRAS INFORMAÇOES:

J. Nogueira Itagiba disse, em “Trechos de Vida”, ser: “Maria Leme do Prado, tetraneta de Martim Lems, de importante família flamenga do Condado de Flandres. Importunados pelas guerras que envolviam o Condado, Hespanha e Hollanda, os filhos de Martim Lems, immigraram para Portugal e dalli para a ilha da Madeira, onde se tornaram fidalgos, pelos relavantes serviços prestados ao reino de D. Affonso V. O nome de Lems foi transformado em Leme e Lemos”

CAPITAO-MÓR TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó nasceu na Ilha da Madeira e já se encontrava no Brasil em 1710. Era filho do nobre fidalgo português, Antonio Nogueira e de Francisca Fernandes do Valle, naturais, também, da Ilha da Madeira. Os seus avós paternos, Manuel Lopes Nogueira e Sebastiana Osório Nogueira, eram naturais de Gouveia (Continente), localidade industrial situada na encosta ocidental da Serra da Estrela, Portugal. O apelido Rodrigues vemde sua mae, Francisca Fernandes do Valle, filha de Manuel Rodrigues, seuavô, casado com Maria Fernandes, em 28 de janeiro de 1648, naturais daFreguesia de Sao Roque. Seu bisavô, Antonio Rodrigues, natural da Freguesia de Sao Roque, casado com Maria Barbosa Fernandes, era filho de Pedro Rodrigues, casado com Margarida Gonçalves, também, naturais da Ilhada Madeira, seus trisavós.

“Era dos legítimos e nobre Nogueiras de Portugal”, como se atesta pela carta de brasao dos Nogueiras, concedida a seu neto, o Marquês de Baependi, Manuel Jacinto Nogueira da Gama, a qua lfoi passada a 28 de agosto de 1798 e está registrado no Cartório da Nobreza, Livro VI, fls. 37v. (Vide nota de Manuel Jacinto Nogueira daGama – Marquês de Baependi).

Tomé Nogueira do Ó chegou ao Brasil por volta de 1700 e se localizou em Taubaté – SP, onde se casou com Maria Leme do Prado. Atraído pelas notícias das descobertas de ouro nas Gerais, partiu com as Bandeiras, que, vindas de Sao Paulo, seguiam pelo caminho do Vale do Rio Paraíba, em demanda àquelas regioes, passando por Taubaté, atravessando a Serra da Mantiqueira e atingindo as nascentes dos grande rios, Grande, Sapucaí e seus afluentes. Onde começava a surgir uma pequena povoaçao de mineradores às margens do Rio Baependí, aquele casal passou a morar num lugar denominado Engenho, onde construiu uma grande casa e onde nasceram seus nove filhos, os quais vieram a constituir uma das maiores famílias brasileiras.

Faleceu em Baependí – MG, onde morava e onde construiu a primeiracapela em homenagem à Nossa Senhora do Mont Serrat e cuja imagem foi porele trazida de Portugal, sendo considerado o fundador daquela cidade.Conforme nos conta Silva Leme, na sua admirável “Genealogia Paulistana”, Vol. VI, Título Bicudos, “foi capitao-mór na Matriz de N. Sra. do Monte Serrat.

Seu inventário e testamento foram descobertos recentemente, por Ari Florenzano, infatigável genealogista mineiro e encontram-se no Cartório do 1o. Ofício de Sao Joao D’El Rey – MG, sendo incompreensível que, nos anos tao longos, os estudiosos das nossas estirpes ilustres os ignorassem e dessem como desaparecidos.

São João Del Rey era sede da Comarca do Rio das Mortes, de que Baependí fazia parte e, de mais a mais, ali residia o seu único filho varao, o Alferes Nicolau Antonio Nogueira e alí nasceu o seu neto, Manuel Jacinto Nogueira da Gama, Cavaleiro da Ordem de Sao Bento de Aviz, Doutor em Matemática, Lente da Real Academia da Marinha, Capitao-Tenente da Real Armada, Senador, Ministro de Estado e Grande do Império, títulos que bastavam para orientar as pesquisas, na direção dos arquivos daquela vila méca do ouro das Gerais.”

fonte: http://www.jbcultura.com.br/gde_fam/pafn114.htm

More About TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó:
Burial: Matriz de Nossa Senhora de Monte Serrat, Baependi, MG, Brazil.103

More About TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó and MARIA LEME DO PRADO:
Marriage: 1712?, Taubaté, SP, Brazil.

Children of TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó and MARIA LEME DO PRADO are:

1- JOANA NOGUEIRA DO PRADO LEME, falecida em 25 Apr 1757, Baependi, MG, Brazil. ( tronco dos nogueira de sá).

2 – MARIA NOGUEIRA DO PRADO, falecida em 02 Oct 1755.

3 – ANGELA ISABEL NOGUEIRA DO PRADO, batizada em Baependi, MG, Brazil.

4 – ANA DE JESUS NOGUEIRA. NOSSA AVÓ

5 – CLARA MARIA NOGUEIRA, batizada 1732, Baependi, MG, Brazil, falecida em 26 Apr 1757, Baependi, MG, Brazil. Morrreu junto com a irmã joana?

6- ANTONIA MARIA DE JESUS DO PRADO,

7 – NICOLAU ANTONIO NOGUEIRA,  batizado em 19 de Janeiro de 1736, falecido em 11 Sep 1792, em São João del Rey.

8 –  MARIA NOGUEIRA DO PRADO, batizada em  Baependi, MG, Brazil, segunda filha com este nome.


%d blogueiros gostam disto: