0 2 Antônio Valim de Melo, e, os Pereira do Lago, família de sua mãe Tereza Umbelina de Melo

Aqui continuamos a Família de Antônio Valim de Melo, de Uberaba-MG e Franca-SP

Padrinho Valim é casado com MAXIMINA AUGUSTA DE MELO,

São pais de EULINA, ZÉ VALIM, IDALINA, FILHINHA E OSÓRIO.

A Eulina casada com JOSÉ JOAQUIM DE LIMA teve doze filhos:

José Joaquim de Lima é bisneto do CAPITÃO DOMINGOS, base deste site, ao qual este site se dedica.

EULINA TEVE ESMERALDA, casado com Dóro.

Dóro e Esmeralda tiveram:

JOSÉ DE CASTRO, ANTONIO CARRILHO DE CASTRO NETO, TEREZINA DE CASTRO FIGUEIREDO, ROBERTO CARRILHO DE CASTRO E SUZANA DE CASTRO FERREIRA.

Aqui a árvore genealógica rica e imensa da mãe do PADRINHO ANTONIO VALIM DE MELO.

a Tereza Umbelina de Melo, irmã de dois barões;

Antepassados de tereza umbelina de melo

 

=

Ver sobre Pereira do Lago aqui também:

http://www.vasconcelos.com/geno/FilgGai_Copy/hg-40106-v_0014_180-9_t01-B-R0300.pdf

=

Lá por volta de 1560, em Portugal, nasceu ANTÔNIO PEREIRA DO LAGO, que se casou com Margarida Rebelo, e tiveram:

filho: Manoel Pereira do Lago, que se casou com Plácida Fragosa, (filha de Luís Fragoso de Leça e Isabel Pereira Machado), e tiveram:

netoAlexandre Pereira do Lago, que se casou com Maria de Andrade Veloso, e tiveram:

bisneto:  Manoel, mariana, vicente, calixto e o Padre Félix Pereira do Lago,  que teve uma filha com Maria Francisca:

trineta: Maria Pereira do Lago, que se casou, em 29 de julho de 1704, com Francisco Lopes, na Freguesia de Santa Eulália de Cabanelas, Conselho de Vila Verde.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Verde

==

Veja sobre os Lopes na página Júlia Maria da Caridade, neste site:

0 2 Antonio Valim de Melo, sua mãe TEREZA UMBELINA DE MELO, trineta de Júlia Maria da Caridade, uma das 3 três ilhoas

Maria Pereira do Lago e Francisco Lopes tiveram:

tetraneto: Miguel Lopes da Silva, casado com Júlia Maria do Nascimento, (filha de Júlia Maria da Caridade e Diogo Garcia), e tiveram:

pentaneto: Jerônimo Pereira do Lago, nascido em 10 outubro de 1753, em Carrancas-MG, casado com Tereza Custódia de Jesus, (filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho) e tiveram:

sextoneta:  Mariana Inocência Pereira do Lago, casada com Silvério José de Melo e Sousa.  pais de:

septuaneta: TEREZA UMBELINA DE MELO, casada com JOAQUIM GONÇALVES VALIM.

=

Em Cabanelas, vai ter trem-bala?

Vila Verde: Autarcas contra traçados do TGV

Actual Alfa-Pendular

Os presidentes das juntas de freguesia de Vila Verde consideram que os dois traçados apontados na Projecto de Ligação Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Vigo – no troço Braga/Valença – «são gravosos para as populações».A conclusão foi retirada pelo presidente da Câmara Municipal local, António Vilela no final de uma reunião realizada, quarta-feira à tarde, com os autarcas, os quais registaram, no entanto, que «o corredor/traçado A é o menos gravoso».A reunião insere-se no período de Consulta Pública do Estudo de Impacte Ambiental do projecto, que se iniciou dia 13. O encontro, em que participou o técnico responsável pela coordenação concelhia do processo, José Bezerra, juntou os presidentes das freguesias de Marrancos, Arcozelo, Freiriz, Escariz S. Martinho, Escariz S. Mamede, Cabanelas, Cervães e Parada de Gatim, que puderam conferir, discutir e argumentar em torno da matéria.Na ocasião, o autarca voltou a mostrar «reservas» em relação aos corredores propostos para a passagem do comboio, bem como à estratégia definida, tendo os presidentes de Junta manifestado que «as propostas avançadas merecem muitos reparos e eventuais correcções».Para o presidente «o Município e as juntas de freguesia não querem inviabilizar o desenvolvimento, mas antes encontrar soluções que o promovam sem prejuízo das populações locais e do território concelhio». Por isso, considera que «embora estando frontalmente contra os traçados/corredores propostos, todos comungam da ideia que é necessário proceder a correcções e alterações que enquadrem os interesses de todas as partes». Fonte IOL Diário

=

História de nossa família Pereira do Lago na Coregrafia Portuguesa.

=

=

Só uma achega sobre a história da Ericeira, retirada do manuscrito “Memorial de Ministros”, conservado na Biblioteca Nacional. Fala o seu autor sobre os magistrados que foram enviados a prender o ermitão:

Gaspar Pereira do Lago natural da Villa de Vianna da Provincia de Entre Douro e Minho de familia muito nobre e com boa descendencia como dis a Corografia Portugueza no 3.º tomo a fl. 617. Foi Ministro de grande reputaçam. Dezembargador na Caza da Supplicaçam e nella de Aggravos, Corregedor do Crime da corte que hindo a villa da Eryceira prender o Eremitão que se fingiu ser El Rey D. Sebastiam, foi morto Violentamente pelos sequazes delle que associados em grande partida querião fazer as partes ao dito fingido Rey por se hallucinarem que elle o verdadeiro Monarcha. Era este individuo de natureza hum Gonçalo Alvres natural da Ilha terceira, filho de hum conteiro de baixa esfera, o qual fora Noviço em hum convento de Religiosos Descalços para o ministerio de Leigo professo: veyo para a villa de obidos Sendo expulso do Convento e como quer que neste intermedio tivesse socedido o fatal acontecimento da perda ou da morte do Rey D. Sebastiam reynando já em Portugal Filippe 1.º o Prudente intentou o referido eremitão Arrogarse verdadeiro Rey na viva imajem do que antecedentemente se tinha perdido. Juntou hum sequito de oito centos de pessoas athe mil que por seu verdadeiro Rey o veneravão e ajudado de hum Lavrador veio chamado Pedro Affonso, que tinha por si todos os moradores da Eryceira, Carvoeira e Mafra, e outros muitos lugares mandou huma Carta ao Archiduque, que governava o Reyno por hum filho de Antonio Simoéns Homem rico que com coração o seguia, a qual continha que era tempo de se abrirem os olhos e que logo despejasse o Real Palacio; e outras mais expressoéns semelhantes ao discurso de tão ridiculas figuras e dando este Emissario a Carta ao Archiduque, foi prezo porem Logo o soltarão; motivo porque se acreditou por mais verdadeiro o socesso que tudo foi simulado e fingido, dando o dito Eremitão fundamento para maiores concursos, que o seguião, nomeando officiaes, dando titulos e lavrando sellos. Para se aplacar hum tão sediciozo motim contra Deos, contra o Rey verdadeiro e contra todas as gentes, Ordenou o governador do Reyno mandar justiças contra os tumultuarios. Foi o primeiro nomeado o Juiz de fora da Villa de Torres Vedras com os seus officiaes aos quaes todos matarão os sediciosos com rigorosos tormentos. E como hião crescendo os abismos e absurdos foi precizo hir Ministro mais condecorado, qual foi Gaspar Pereira do Lago com justiças mais dobradas, o qual corregedor foi victima da sua gloria sendo morto as punhaladas e hum seu filho e sobrinho, que o acompanharão na jornada e na morte. […]

Antonio da Fonseca Foi ministro de grande Circunspecção, e de grande respeito, e nome. Dezembargador, e Corregedor do Crime da Corte, que prendeo na Eryceira o Ermitão, que Se fingia Ser El Rey Dom Sebastiam – Despois que matarão ao Corregedor do Crime da Corte Gaspar Pereira do Lago os Confederados do dito Ermitão, que o seguião, na Villa da Eryceira, Como Se conta no Lugar deste Ministro, foi mandado Antonio da Fonseca a esta deligencia, e juntando 400 Castelhanos Com o Capitão Calderón entrarão como em porfiada batalha, e não Conseguirão mais do que as mortes de algúns Sediciosos. Por fim de tudo foi por Sagacidade prezo o dito Ermitão, que lhe armou hum Cavalhero Portuguez chamado Balthazar de Sá. Despois desta principal prizão, forão prendendo muitos, que todos forão Castigados em patibulo com mãos cortadas, e os de menos Culpa, Sentenciados a galez. o Ermitão posto a tormento Confessou não Ser El Rey Dom Sebastiam nem o queria Ser; e que So com as Suas armas queria Vencer Lisboa pondo-a em Liberdade, Como pretendia […]

Anúncios

5 Respostas to “0 2 Antônio Valim de Melo, e, os Pereira do Lago, família de sua mãe Tereza Umbelina de Melo”

  1. Mirele cristina Says:

    Jerônimo Pereira do Lago, nascido em 10 outubro de 1753, em Carrancas-MG, casado com Tereza Custódia de Jesus, (filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho) Essas pessoas parecem em minha árvore genealógica e se possível gostaria de receber mais informações.

    • GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA UBERABA-MG FRANCA-SP MADRINHA DA SERRA Says:

      sim. ele é muito estudado e muito conhecido. está aqui em uma das páginas da maximina. veja também a Maximina com a Ilhoa Júlia Maria da Caridade.

  2. Aristeu Soares de campos Says:

    Boa tarde . Administro site myheritage e tenho as tres ilhoas e os inumeros ramos ligados, por consequêcia tenho o Jerônimo Pereira do lago(não tenho ramo da Mirele Cristina e o mais interessante é que estive pesquisando MADRINHA DA SERRA, onde já tenho diversas ligações. E-mail assopmac@gmail,com
    Um aabraço a todos amigos genealogistas.
    Prof. Aristeu

  3. Aristeu Soares de campos Says:

    Boa tarde . Administro site myheritage e tenho as tres ilhoas e os inumeros ramos ligados, por consequêcia tenho o Jerônimo Pereira do lago(não tenho ramo da Mirele Cristina e o mais interessante é que estive pesquisando MADRINHA DA SERRA, onde já tenho diversas ligações. E-mail assopmac@gmail.com
    Um aabraço a todos amigos genealogistas.
    Prof. Aristeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: