0 1 c Antônio Carrilho de Castro, Sibila sua avó Bernardes da Silveira
HISTORIA DE PORTUGUESES DO BRASIL
HISTORIA DE PORTUGUESES NO BRASIL
Maria Joaquina da Silveira, casada com Joaquim Alves Gondim é mãe de Sibila Bernardes da Silveira.
A Sibila é mãe de Maria Bernardes da Silveira, que é mãe do Boiadeiro Antônio Carrilho de Castro Filho.
E o Boiadeiro Antônio Carrilho de Castro Filho é casado com SEQUINHA, Maria Teodora de Castro, bisneta do Capitão Domingos da Silva e Oliveira.
Veja mais sobre Antônio Carrilho de Castro aqui na PAGINA PRINCIPAL DOS CARRILHO DE CASTRO DE UBERABA-MG:
–
Nós procuramos os netos e bisnetos dos irmãos e irmãs da Sibila. Alves Gondim e Correia da Costa
Irmãos da Sibila:
Validistão Alves Gondim,
Ana Rodrigues Gondim (2 com esse nome em Uberaba-MG) casada com Antônio Correia da Costa
Fé Esperança e Caridade casada com Antonio Fernandes Nunes
Maria Alves casada com José Mariano de Menezes
Joaquim Alves Gondim filho, nome igual do pai da sibila
Sofia
Antonio Alves Gondim
e Francisco Alves Gondim.
–
–
O boiadeiro Antônio Carrilho de Castro casou-se com sua sobrinha filha de Elisa:
Maria Bernardes da Silveira também é mãe de Elisa Cândida da Silveira Castro casado com João de Aquino da Silva e Oliveira, neto do Capitão Domingos:
Ver sobre João de Aquino da Silva e Oliveira e seu pai João da Silva e Oliveira aqui:
https://capitaodomingos.wordpress.com/joao-da-silva-e-oliveira-filho-do-capitao-domingos/
–
–
–
MARIA JOAQUINA DA SILVEIRA é da família BERNARDES DA SILVEIRA, cujo tronco é BERNARDO DA SILVEIRA, veja mais sobre eles aqui:
- Bernardo Homem da Silveira – o tronco dos Bernardes da Silveira, antepassado de Antônio Carrilho de Castro
- Bernardo Homem da Silveira – seu sogro José de Andrade Braga
- BERNARDO HOMEM DA SILVEIRA – Testamento
==
–
–
HISTORIA DE PORTUGUESES DO BRASIL
HISTORIA DE PORTUGUESES NO BRASIL
–
Este site é dos fundadores de Uberaba-MG, os Carrilho de Castro se juntaram à família Silva e Oliveira fundadora de Uberaba-MG e portanto, os Carrilho de Castro daqui de Uberaba-MG da parte do ANTONIO CARRILHO DE CASTRO BOIADEIRO são descendentes do CAPITAO DOMINGOS DA SILVA E OLIVEIRA,
ver página principal http://www.capitaodomingos.com
–
–
–
MARIA JOAQUINA DA SILVEIRA, nasceu entre 1788 e 1793, e faleceu em Uberaba-MG em 1827 ou 1828. Foi casada com JOAQUIM ALVES GONDIM que faleceu em 1837 em Uberaba. O LOCAL DE NASCIMENTO já posto em breve. o Foco dos Bernardes da Silveira é em Morro do Ferro perto de Oliveira-MG.
A filha SIBILA também assinava SIBILA ALVES GONDIM.
Por algum motivo esta familia alterava Alves com Rodrigues, assim uma irmã da Sibila assinava ANA RODRIGUES GONDIM.
Estes Rodrigues Gondim, pioneiros em Itapecirica-MG e Formiga-MG, já estavam nesta região desde 1720, foram eles que construíram a PICADA DE GOIÁS:
Aqui, leia sobre Formiga-MG
A PICADA DE GOIÁS:
A Picada de Goiás foi uma iniciativa de moradores da Comarca do Rio das Mortes (dentre eles Caetano Rodrigues Álvares de Horta, Matias Barbosa da Silva, José Alves de Mira Maximiliano de Oliveira Leite, Caetano da Silva, André Rodrigues Elvas, Francisco Pais de Oliveira, José Pires Monteiro, Francisco Rodrigues Gondim).
O historiador Waldemar de Almeida Barbosa, em sua obra “A Picada de Goiás” (1.963) comprova cabalmente tal fato. A afirmativa do historiador Dr. Leopoldo Corrêa de que as cidades de Bom Sucesso, Candeias, Santiago, Oliveira e Itapecerica são provenientes da Picada de Goiás traz, por si só, uma contestação de cunho geográfico. Em linha reta, surgem as cidades de Santiago, Oliveira, Itapecerica e as regiões de Bambuí, Arcos e Iguatama.
Em outro traçado, partindo de São João Del Rey, encontramos as cidades de Bom Sucesso, Candeias e, em linha reta… Piumhi (respeitamos a recente decisão do povo da vizinha cidade e utilizamos a grafia atual), de onde partiu Bartolomeu Bueno do Prado, em 1.769. “Este parágrafo, portanto, merece maiores estudos”.
O chamado Caminho de Goiás ou Picada de Goiás foi uma das Estradas Reais surgidas no Brasil em função da mineração, no século XVIII.
A sua importância era de tal ordem que, em 1720 a Coroa Portuguesa estipulou a pena de morte para quem abrisse, sem autorização, outros caminhos entre a capitania de Minas Gerais e Goiás, determinações reiteradas em 1733 e 1758.
Os responsáveis pela abertura da “picada” foram Francisco Rodrigues Gondim (1738-1763) e Manuel Rodrigues Gondim, que se radicaram em Itapecerica.
Essa via iniciava-se em Pitangui, em Minas Gerais, permitindo o abastecimento da nova região aurífera, a imigração e o escoamento da sua produção mineral. O troço adiante de Meia Ponte, na estrada para Vila Boa de Goiás, prolongamento da chamada Estrada Real, era calçado. O Caminho de Goiás prolongava-se daí em diante, alcançando Vila Bela da Santíssima Trindade no sertão do Mato Grosso.
No total, o chamado Caminho de Goiás estendia-se por 266 léguas (c. 1.596 quilômetros), separando Vila Boa de Goiás do Rio de Janeiro, e consumindo cerca de três meses de viagem.
====
Em 1820 já estava em Uberaba-MG, o Alexandre Alves Gondim, também do começo de Uberaba são MANUEL BERNARDES NANZIZENO DA SILVEIRA, de cujas terras surgiu Conquista-MG, Tarquelina e Lizarda Bernardes da Silveira casada na familia Gondim.
MARIA BERNARDES chegou a Uberaba por volta de 1820, Sibila é nascida em Formiga-MG em 1818. O Drama de orfã da Sibila foi grande. Foi mãe solteira com 17 anos, quando teve em 1837, a filha natural Maria, cujo pai foi Manuel José da Silveira, também neto de BERNARDO HOMEM DA SILVEIRA.
=
Mapa de População de Uberaba de 1827 onde aparecem Sibila e Maria Joaquina da Silveira:
=
Aqui no destaque a família, os solteiros, não aparecem as filhas casadas:
Ver página abaixo neste site sobre a família BERNARDES DA SILVEIRA:
z inventário de José de Andrade Braga
Sibila casou-se duas vezes sem ter filhos nos casamentos.
A Filha natural MARIA BERNARDES DA SILVEIRA casou-se com o Alferes ANTONIO CARRILHO DE CASTRO, chegado a Uberaba-MG por volta de 1850 e seu primo em 3ª grau.
MAria Bernardes e O Alferes Carrilho tiveram: Tarquelina casada em primeira vez com seu tio que era filho de Manuel José da Silveira, e Elisa casada com João de Aquino da Silva e Oliveira, e Antonio Carrilho de Castro Filho casado com sua sobrinha Maria Teodora de Castro filha de Elisa.
e Polidoro Carrilho de Castro, sem filho, casado com tia MAria Lima, e depois com Tia Etelmisa.
=
O Barão de Ituverava, irmão de Manuel José da Silveira:
ITABERAVA
O barão de ITABERAVA foi Alexandre José da Silveira que faleceu em S.João Del Rei em 14 de Junho de 1880.Comandante Superior da Guarda Nacional,foi várias vezes membro da Assembléia Provincial da Província de MG.Era Comendador da Imperial Ordem de Cristo.
=
Inventário de bens que ficaram de MARIA JOAQUINA DA SILVEIRA, falecida em Uberaba-MG em 1828 na Fazenda Cachoeira do Bom Sucesso, tinham casa na rua Manuel Borges no centro de Uberaba. Descreve o drama da orfã Sibila.
=
Primeiro: Herdeiros de Maria Joaquina da Silveira, estado civil e idade.
=
=
5 de maio de 2015 às 4:08 pm |
Olá, creio que sou descendente de Maria Joaquina da Silveira, mas ainda necessito de confirmação. Acho que sou descendente de Ana Rodrigues Gondim (filha de Maria Joaquina) e Antônio Corrêa da Costa. Seria excelente se pudesse receber uma cópia do inventário de Maria Joaquina da Silveira para poder buscar por pistas em todo o documento. Grato de antemão! João Andrade
5 de maio de 2015 às 7:50 pm |
Eu tenho o inventário da Ana Rodrigues Gondim. Existiram 2 com este nome. Vou postar o nome dos filhos dela.
5 de maio de 2015 às 7:54 pm |
infelizmente está fora de foco