z inventário de Miguel Lopes da Silva, antepassado de Antônio Valim de Melo

Júlia Maria da Caridade é a ilhoa, milhares de mineiros são seus descendentes, filhos, netos,,, tataranetos:

 

JÚLIA MARIA DA CARIDADE foi casada com o CAPITÃO DIOGO GARCIA teve:

tiveram a  Filha: JÚLIA MARIA DO NASCIMENTO casada com MIGUEL LOPES DA SILVA

(Esse MIGUEL LOPES DA SILVA era filho de FRANCISCO LOPES e MARIA PEREIRA DO LAGO) Ver abaixo os Lopes e os Pereira do Lago.

a FILHA Júlia Maria do Nascimento teve:

neto: JERÔNIMO PEREIRA DO LAGO, que se casou com Tereza Custódia de Jesus, da família Gonçalves Valim, Filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho.

E O NETO Jerônimo Pereira do Lago teve:

bisneta: MARIANA INOCÊNCIA DO LAGO:   que se casou com SILVÉRIO JOSÉ DE MELO E SOUZA;

Esse Silvério era filho de FRANCISCO JOSÉ DO SOUZA MELO e CLARA FRANCISCA DO NASCIMENTO, ver abaixo, os Souza Melo, Melo e Sousa.

A BISNETA Mariana Inocência do Lago e silvério tiveram:

trineta: Tereza Umbelina de Melo.

A TRINETA Tereza Umbelina de Melo c/c JOAQUIM GONÇALVES VALIM, pai de ANTONIO VALIM DE MELO.

ver nesse site página de ANTÔNIO VALIM DE MELO.

 

MIGUEL LOPES DA SILVA

Regina Moraes

Bartyra Sette

Colaboração: Moacyr Urbano Villela

Na segunda metade do século XVIII, Miguel Lopes da Silva e sua mulher Julia Maria do Nascimento moravam em Lavras no sul de minas, onde deixaram grande geração. Lavras-MG

Miguel Lopes da Silva nasceu na freguesia de Santa Eulália de Cavanelos, termo da vila dos Prados, arcebispado de Braga, filho de Francisco Lopes e Maria Pereira. ATUALMENTE SANTA EULALIA CABANELAS PERTENCE AO CONCELHO DE VILA VERDE, BRAGA.

Faleceu em sua Fazenda Cachoeira do Campo, em Lavras-MG, que confrontava com “Isabel Pedrosa, com o Alferes Jose Pereira de Carvalho e a viúva e herdeiros de Manoel Lopes Pinto” e foi inventariado por sua viúva, Júlia Maria do Nascimento, em 1793. (inventário neste site).

Julia Maria do Nascimento, nascida em São João Del Rei-MG, era filha de Capitão Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, uma das chamadas Três Ilhoas (família “Diogo Garcia” 3). Sobreviveu ao marido por mais de vinte anos e foi inventariada em 1816 (inventário no site de Luís Antonio Villas Boas).

Tiveram, segundo seus inventários, doze filhos:

1- Jerônimo Pereira do Lago, nosso avô

2- Júlia

3- Francisco Lopes da Silva

4- Teresa Maria de Jesus

5- Diogo Garcia Lopes, nosso avô

6- Madalena Maria de Jesus

7- João Carlos da Silva

8- Manoel Jose da Silva

9- Maria Pereira

10- Ana Lopes

11- Joaquim

12- Antonio

Alem destes tiveram ao menos mais um, falecido adulto antes do pai sem declarar herdeiros necessários:

13- José Carlos da Silva, batizado aos 27-07-1752 em Carrancas, e falecido em Barbacena aos 09-07-1790:

Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 09/FEV/2007 no microfilme 1285446, item 06, dos batismos de Carrancas, onde na pág. 89 consta:

“Aos 27/JUL/1752 na capela de Nossa Senhora da Conceição do Rio Grande filial desta matriz das Carrancas com licença minha batizou o reverendo PHELIPPE DE SOUZA capelão da sobredita capela e pos os santo óleos a JOSEPH filho legítimo de MIGUEL LOPES DA SILVA natural da freguesia de Santa Eulália de Cavanelos termo da vila dos Prados, arcebispado de Braga filho de FRANCISCO LOPEZ e de MARIA PEREIRA e de sua mulher JULIA MARIA DO NASCIMENTO natural da freguesia de São João del Rei bispado de Mariana filha de DIOGO GARCIA e de JULIA MARIA DA CARIDADE naturais da freguesia de Nossa Senhora das Angustias da ilha do Faial bispado de Angra. Foram padrinhos os sobreditos DIOGO GARCIA e sua mulher JULIA MARIA DA CARIDADE, avós maternos e fregueses da freguesia de São João del Rei …”

B7: óbitos – Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) (Jose Carlos da S.ª) matriz aos 09-07-1790 faleceu Jose Carlos da Silva, homem branco, solteiro, sepultado na matriz. Fez testamento .

testamento:

(…) eu Jose Carlos da Silva faço este meu testamento da forma seguinte:

Sou n/b na freguesia de N. Sra da Conceição das Carrancas termo da vila de São João del Rei, f.l. de Miguel Lopes da Silva e s/m Julia Maria do Nascimento.

Testamenteiros: 1º meu pai Miguel Lopes da Silva, em 2º minha mãe Julia Maria do Nascimento, em 3º a Jeronimo Pereira do Lago.

Declara bens, devedores, entre eles: meu irmão Diogo me deve um crédito de 25 oitavas (…); deixa legados.

Nomeio e instituo por meus universais herdeiros meus pais e o que restar da minha terça deixo a minhas irmãs que repartirão igualmente.

07-07-1790

1- Jerônimo Pereira do Lago, batizado em Carrancas aos 10-10-1753. Na Capela de N. Sra. de Nazaré filial de S. João del Rei aos 09-02-1789, casou-se com Teresa Custódia de Jesus, natural de Barbacena, filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) cap. Rio Grande aos 10-10-1753 Jeronimo n. 30-09, f.l. Miguel Lopes n. Sta. Eulalia de Cavanelas Arc. Braga e Julia Maria n. da freg. de S.João del Rei, np Francisco Lopes e Maria Pereira nts e moradores da mesma freg. de Santa Eualia de Cavanelas, nm Diogo Garcia e Julia Maria do Nascimento n. da Ilha do Faial e moradores na freg. de S. João del Rei, padr.: Jacinto Pereira da freg. de S. João del Rei e Maria Garcia mulher de Domingos Villela desta freguesia.

Casamentos – Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 09-02-1789 Cap. N. Sra. de Nazare filial de S. João del Rei, Jeronimo Pereira do Lago, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nasdcimento, n/b freg. Lavras; = cc. Theresa Custodia de Jesus, f.l. João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho, n/b na freg. Borda do Campo

JERONIMO PEREIRA DO LAGO foi inventariado por sua viúva, em 1802, deixando sete filhos e “um ainda por nascer”, tutelados por Mateus Ferreira Martins (inventário neste site):

1-1 Ana, com 12 anos em 1802. Em 1810 estava casada com o Alferes Joaquim Rodrigues Terra.

1-2 José, com 10 anos. já falecido em 1815 há mais de dois anos.

1-3 Emerenciana, 8 anos. Em 1810 estava casada com Francisco Joaquim Terra. Tiveram ao menos:

1-3-1 Francisco das Chagas Terra casou aos 15-04-1860 em Batatais-SP com Maria Cândida de Barros, filha de outra Maria Cândida de Barros e seu segundo marido Francisco Potenciano da Silva, familia “Antonio Vieira de Moraes”  cap 1, § 3.

1-4 Mariana Inocência (ou Inácia?) do Lago, 7 anos. Na Capela do Campo Belo aos 04-03-1810 casou com Silvério de Souza Melo, filho de Francisco José de Souza Mello.    foi chamada depois MARIA INOCÊNCIA DE MELO. nossa avó, mãe de TEREZA UMBELINA DE MELO, que é mãe de ANTONIO VALIM DE MELO.

Casamentos – Sta Ana das Lavras do Funil, aos 04-03-1810 na Cap. do Campo Bello, Silverio de Souza Mello e Marianna Ignacia do Lago. Ele f.l. Francisco Jose de Souza Mello e ela f.l. de Jer.º Per.ª do Lago e Ther.ª Custodia de Js. Ambos nts/bts nesta freguesia.

1-5 Hipolita Tenorata Leonor de Vitória, 6 anos. Aos 20-07-1814 casou com Joaquim Borges da Costa, filho de outro e Madalena Maria de Jesus.

Casamentos – Sta Ana das Lavras do Funil, aos 20-07-1814 Cap. S. Bento filial desta matriz, Joaquim Borges da Costa, f.l. de Joaquim Borges da Costa e Magdalena Maria de Js.; = cc. Ipolita Tenorata Leonor de Victoria, f.l. de Jeronimo Per.ª do Lago e Teresa Custodia de Js. Nts/bts nesta freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil.

1-6 João, 4 anos.

1-7 Manoel, 2 anos em 1082, já era falecido em 1820 “andando no caminho do Rio de Janeiro”.

1-8 Jerônimo, póstumo, batizado em 24-12-1802.

2- Júlia Maria da Silva, batizada na capela da Madre de Deus em 19-01-1755. Aos 11-06-1770 casou com José Vieira da Fonseca, natural da Ilha de S. Miguel, filho de Manoel Vieira de Fonseca e Domingas de Faria.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-01-1755 cap. Sra Madre de Deus, Julia, f.l. Miguel Lopes da Silva n. freg. Santa Eulalia Cabanellas termo da vila do Prado Arc. Braga e Julia Maria n. freg. S. João del Rei, np Francisco Lopes e Maria Pereira nts da dita freg. de Sta Eulalia, materno Diogo Garcia n. Ilha do Faial e Julia Maria da Caridade moradores na freg. de S. João del Rei, padr.: Jose Garcia, solteiro e Ana Maria do Nascimento por pp a seu marido Alf. Manoel Pereira do Amaral

B7: casamentos – Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 11-06-1770 cap.do Rio Grande, José Vieira de Afonseca, n/b freg do Bom Jesus lugar do Rabo do Peixe Ilha de S. Miguel bispado de Angra, f.l. Manoel Vieira de Afonseca e Domingas de Faria, já defuntos; = cc. Júlia Maria da Silva, n/b na freg. N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nascimento.

Julia, já falecida em 1802, foi representada no inventário paterno pelo filho:

2-1 Francisco, com 22 anos em 1802.

3- Francisco Lopes da Silva, batizado em 27-07-1756. Foi casado com Ana Luiza Mafra.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-07-1756 cap. Porto Real, Francisco, f.l. Miguel Lopes da Silva n. freg. Sta Eulalia de Cavanelas da vila de Prado Arv. Braga e Julia Maria do Nascimento n. vila de S. João del Rei deste bispado moradores nesta freguesia, np Francisco Lopes e Maria Pereira do Lago nts e mo5rador5es na dita freguesia de Santa Eulalia, nm Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade nts da freg. de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, padr.: João Paulo de Oliveira, solteiro e Caterina, solteira filha de Diogo Garcia.

Em Campanha aos 27-09-1797, casou com Ana Antonia de Jesus, filha de Antonio Gonçalves Valim e Maria Rosa de Jesus. Em 1816 (inventário materno) Francisco era viúvo.

Campanha-MG – casamentos – matriz aos 27-09-1797 Francisco Lopes da Silva, viuvo que ficou de Anna Luisa Mafra; = Anna Antonia de Jesus, f.l. de Antonio Gonçalves Valim e Maria Rosa de Jesus, n/b na capela de S. Bento do Campo Bello.

4- Teresa Maria de Jesus, batizada em 12-10-1757.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-10-1757 Cap. Rio Grande, Teresa, f.l. Miguel Lopes da Silva n. freg. Santa Eulalia de Cavanelas Arc. Braga e Julia Maria do Nascimento n. freg. N. Sra do Pilar da vila de S. João del Reim np Francisco Lopes e Maria Pereira nts da freg. de Cavanella, nm Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade nts da Ilha do Faial freg. de N. Sta das Angustias, padr.: Alf. Manoel Pereira do Amaral e Teresa, solteira filha de Diogo Garcia.

Em 1802 era viúva de Domingos Rodrigues Gularte, filho de José Rodrigues Goulart e Isabel Pedrosa. Domingos teve seu inventário aberto aos 11-12-1809 na Fazenda Cachoeira do Campo e Teresa declarou “haver falecido seu marido há mais de trinta e quatro anos pouco mais ou menos, sem testamento”. Geração do casal na família “Isabel Pedrosa”.

5- Diogo Garcia Lopes, batizado aos 20-01-1760. Aos 27-02-1786, casou-se com Inácia Teresa do Evangelho, filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho, já citados.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) 20-01-1760 Diogo n. aos 12, f.l. Miguel Lopes da Silva n. freg. Santa Eulalia de Cavanelos Arc. Braga e Julia Maria do Nascimento n. da freg. vila S. João del Rei e moradores desta freguesia, padr.: Diogo, solteiro filho de Diogo Garcia da vila de S. João del Rei, e Ana Maria de Jesus mulher de Francisco da Costa —ra moradores na Aiuruoca.

Casamentos – Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, fls.  81 aos 27-02-1786 na Ermida ———– filial desta paroquial de S. Ana, Diogo Garcia Lopes, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria, n/b freg. S. Ana das Lavras do Funil; = cc. Ignacia Theresa do Evangelho, f.l. João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho, n/b freg. da Borda do Campo

Pais de, q.d.:

5-1 Margarida Francisca Zeferina aos 04-11-1816 em Franca-SP casou com Antonio José de Souza natural de Piumhi-MG, filho de Januário José de Souza e Ana Luiza do Espírito Santo.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 04-11-1816 Antonio Jose de Souza n, da freg. de Pinhui Bispado de Mariana, f.l. Januario Jose de Souza e Ana Luiza do Espirito Santo = cc Margarida Francisca Zeferina n, da freg. das Lavras do mesmo bispado, f.l. Diogo Garcia Lopes e Inacia Teresa do Evangelho, test.: Francisco Carlos Fernandes Brabo e Manoel Botelho Netto, casados, este da freguesia de Jacui e todos os mais desta freguesia.

5-2 João Garcia Lopes aos 03-05-1820 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Teresa Joaquina das Dores, filha do falecido Alf. Mateus Ferreira Martins e Maria Luciana do Evangelho.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 03-05-1820 com dispensa do 2º grau de consanguinidade em linha transversa, João Gacia Lopes, f.l. Diogo Garcia Lopes e Inacia Teresa de Jesus = cc Teresa Joaquina das Dores, f.l. Alf. Mateus Ferreira Martins, falecido e Maria Luciana do Evangelho. Ambos nts da freg. das Lavras do Funil Bispado de Mariana, test.: Vigario Joaquim Martins Rodrigues e Manoel Ferreira Martins, solteiro esta da predita freguesia das Lavras e os mais desta.

5-3 Diogo Garcia Lopes aos 08-10-1827 em Franca casou com Maria Luiza do Espírito Santo, filha de Antonio Martins Rodrigues e Ana Luiza do Espírito Santo.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 08-10-1827 Diogo Garcia Lopes n. freg. das Lavras do Funil f.l. Diogo Garcia Lopes e Inacia Teresa do Evangelho, falecidos = cc Maria Luiza do Espirito Santo n. desta freg., f.l. Antonio Martins Rodrigues e da finada Ana Luiza do Espirito Santo, test.: Alf. Mateus Coelho da Fonsea e João Garcia Lopes, casados.

6- Madalena Maria de Jesus casada com Manoel Gonçalves Braga. Madalena já era falecida em 1816 (inventário materno no site de Luís Antonio Villas Boas) e foi representada pelos filhos:

6-1 Teresa Vitória de Jesus (ou das Dores) casada com o Alferes Manoel Antonio Pereira, natural de Lavras do Funil, filho de Domingos Antonio Pereira e Ana Josefa do Sacramento. Geração na família “Domingos Antonio Pereira” 3-1.

6-2 Ana Angélica, casada com Manoel Gonçalves

6-3 Lourença de Campos, casada com João Alves Campos, filho de Manoel Gonçalves Lopes e Narcisa Maria de Jesus. Geração na família “João Alves Campos” 4-6.

6-4 Constança, casada com José Joaquim dos Santos

6-5 Antonia Maria de Jesus, casada com Custódio José Pereira, filho de José Antonio Pereira e Genoveva Rosa de Jesus. Geração na família “Domingos Antonio Pereira” 7-4.

6-6 Lourenço, com 13 anos em 1816.

6-7 Júlia, com 11 anos.

7- João Carlos da Silva, batizado aos 01-11-1762. Aos 13-11-1787 casou com Francisca Maria do Evangelho, filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho já citados.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-11-1762 João, f.l. Miguel Lopes da Silva n/b freg. Santa Eulalia de Cabanelas termo da vila de Prados Arc. Braga e Julia Maria do |Nascimeno n/b na freg. S. João del Rei, padr.: Padre João Pereira de Carvalho e Francisca Teresa de Jesus, solteira filha de Diogo Garcia.

Casamentos – Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 13-11-1787 Capela N. Sra. de Nazare filial de S. João, João Carlos da Silva, f.l. Miguel Lopes da Sylgva e Maria do Nascimento, n/b na freg. Lavras do Funil; = cc. Francisca Maria do Evangelho, f.l. João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho, n/b freg. Borda do Campo.

Pais de, q.d.:

7-1 Miguel Lopes da Silva, natural de Lavras do Funil onde, aos 14-09-1812, casou com Josefa Vereciana de Moraes, filha de Pedro Angelo Pimenta e Izabel Angélica de Moraes.

Casamentos – Sta Ana das Lavras do Funil, aos 14-09-1812 matriz, Miguel Lopes da S.ª, f.l. de João Carlos da Silva e Francisca Maria do Evangelho; = cc. Josefa Verecianna de Mor.s, f.l. de Pedro Angelo Pimenta e Izabel Angelica de Mor.s. Nts/bts nesta.

8- Manoel José da Silva, batizado aos 29-10-1764. Casou aos 30-01-1786, com Francisca Maria de Moraes, filha do Alferes Antonio de Moraes e Escolástica Maria do Bom Sucesso. Família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º, 4-1.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-10-1764 cap. Rio Grande, Manoel, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria, padr.: Manoel Gonçalves Garcia e Ana Maria do Nascimento.

Casamentos – Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 30-01-1786 Cap. N.S. Conceição do Rio Grande filial desta paroquial, Manoel Jose da Sylva, f.l. Miguel Lopes da Sylva e Julia Maria do Nascimento, n/b freguesia Lavras do Funil; = cc. Francisca Maria de Morais, f.l. Alferes Antonio de Morais e Escholastica Maria do Bom Sucesso, n/b freg. Aiuruoca

9- Maria Pereira do Nascimento, batizada aos 23-04-1767. Aos 16-07-1788 na Capela de Nazaré casou  com Manoel Francisco Mafra, filho de Paulo Francisco Mafra e Estácia Ana Ribeira.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-04-1767 cap. Porto Real, Maria n. aos 05, f.l. Miguel Lopes da Silva n. da freg. de S. Martinho de Cavanellas Arc. Braga e Julia Maria do Nascimento n. S. João del Rei, padr.: João Luiz Gonçalves morador na Aiuruoca e Teresa Maria de – da freg. de S. João del Rei.

Casamentos – Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 16-07-1788 Cap. N. Sra. de Nazare filial de S. João del Rei, Manoel Francisco Mafra, f.l. Paulo Francisco Mafra e de Estacia Anna Ribeira, n/b freg. Baependi; = cc. Maria Pereira do Nascimento, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nascimento, n/b freg. Lavras.

10- Ana Lopes de Jesus, batizada aos 23-02-1769. Aos 01-07-1793, casou com Antonio Gonçalves Valim, filho de Antonio Gonçalves Valim e Inácia Ribeira do Evangelho.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-02-1769 cap. Porto Real, Ana de oito dias, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria, padr.: Manoel Lopes da Silva, casado e Maria Pimenta, solteira.

Casamentos – Sta Ana das Lavras do Funil, 01-07-1793 Cap. Porto Real, Antonio Glz Valim, f.l. de Antonio Glz Valim e Ignacia Ribeira do Evangelho; = Anna Lopes de Jesus, f.l. de Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nascimento. Nts/bts na freg. das Lavras.

Antonio faleceu com testamento redigido na Fazenda S. Pedro em 05-11-1840 e aberto aos 01-01-1841. Estava casado com Ana Esméria de Jesus. Não declarou as primeiras núpcias. (família “Martins Covas” Cap. 1º, 1)

11- Joaquim Carlos da Silva, batizado em 28-04-1771. Solteiro em 1793, estava casado em 1816.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-04-1771 cap. Porto Real, Joaquim n. aos 08, f.l. Miguel Lopes da Soçva e Julia Maria do Nasdcimento, np Francisco Lope e Maria Pereira da freguesia de Santa Eulalia de Cabanellas Arc. Braga, nm Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, padr.: Jose Ferreira Martins, casado e Izabel Pedrosa mulher de João da Costa.

12- Antonio Joaquim da Silva, batizado em 19-07-1772. Solteiro em 1793, em 1816 inventariante materno, estava casado.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-07-1772 cap. Sra de Nazare da matriz de N. Sra do Pilar de S. João del Rei, Antonio, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nascimento, np Francicso Lopes e Maria Pereira nts da freg. de Santa Eulalia de Cavanellas Arc. Braga, nm Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade nts da freg. N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, padr.: Manoel Gonçalves Lopes e Vitoria Maria de Jesus.

6 Respostas to “z inventário de Miguel Lopes da Silva, antepassado de Antônio Valim de Melo”

  1. Benedito Mariano da Silva Says:

    Prezados Senhores,
    Em primeiro lugar, parabenizo-vos pela disponibilização para consulta do rico material histórico genealógico.
    A propósito, gostaria de saber se poderiam ajudar-me para o seguinte;
    Estou procurando informações do casal Luis Lopes da Silva c/c Bárbara Luzia, cujo casal residiu na Freguesia do Pilar, de acordo com informações obtidas em um site genealógico, cuja Freguesia suponho que seria São João del Rei, visto que o casal teve um filho que se casou em Campanha no ano de 1791 e que todos eram daquela Freguesia, porém o mesmo casal teve duas filhas que residiram na mesma época na região Serrana do Rio de Janeiro.
    Por favor, solicito sua gentileza em informar-me se tem conhecimento ou suspeita de Luis Lopes da Silva ter ligações sanguíneas com Miguel Lopes da Silva?
    Por ora, meus sinceros agradecimentos.
    Mariano

    • capitaodomingos Says:

      Obrigado, o site será ampliado, estou em viagem genealogica e em breve posto fotos.
      Procure no family search e nos mormons no new family search.
      os livros da região estão com padre paiva na matriz do pilar de são joão del rey.

  2. Manuel Miguel Lopes Says:

    Eu sou Angolano de origem caboverdiana, esta informação chamou-me atenção porque todos estes nomes existem em minha familia, será que ainda existe alguem desta familia com quem eu possa contactar?

    • capitaodomingos Says:

      tente encontrar em contacto com o pessoal do site dos pereira do lago, vá a pagina da Júlia Maria da Caridade neste site.
      Há livros sobre ela.

  3. olga Says:

    sou nascida em central de minas e minha mãe é isabel lopes da silva tenho um tio que desapareceu na segunda guerra será que tenho algum parentesco com esses lopes?

  4. marcos maurício mendes lima Says:

    Uma observação: A Sesmaria (Ribeirão do Santo Antônio do Xopotó) de Miguel Lopes da Silva – de 1762, consta na Relação Cronológica dos Concessionários de Sesmarias em Minas (de 1711 a 1825). Revista do APM – Volume 5 – Fascículo I e II – trabalho organizado pelo Sr. José Pedro Xavier da Veiga. Página 387. Um abraço!….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: