z Inventário de MATIAS DA SILVA BORGES (I)

INVENTÁRIO DE MATIAS DA SILVA BORGES (I)

Arquivado no Museu Regional de São João del-Rei na caixa C

Número de folhas originais :

Inventariante : FRANCISCA DO SACRAMENTO

Inventário Redigido : São João del Rei.

Data: 22/JUL/1779

Transcrito por : Ana Bárbara R. Pereira da Silva a pedido de Luís Antônio Villas Bôas.

Data da Transcrição : FEV/2004.

Objetivo: Dados Genealógicos.   
FL.02 – HERDEIROS :

  1. MATHIAS de idade de 13 anos.
  2. JOSÉ de idade de 12 anos.
  3. ANTÔNIO de idade de 9 anos.
  4. ANNA de idade de 6 ou 7 anos.
  5. FRANCISCO de idade de 5 anos.
  6. JOÃO de idade de 3 anos.
  7. JOAQUIM de idade de 6 meses.

FL. 5V – DÍVIDAS :

  • Declarou ela inventariante dever a RICARDO DA SILVA BORGES por crédito a quantia de 267$010.

FL. 6V

Proceda-se a partilha e com a qual dívida, nomeio partidores o Tenente JOÃO PEDRO LOBO DE ASSIS PEREIRA, MANOEL DUARTE e dou condição para deles diferir ao juramento …. Vila de São João, 22/JUL/1779.

FL. 15

Pagamento ao herdeiro MATHIAS a quantia de 85$788.
Comentário da transcritora : lhe deram na sentença parte da dívida que deve a RICARDO DA SILVA BORGES (38$122), a JOSÉ LUÍS CAMPOS (10$719), a MANOEL FERREIRA (10$719)

FL. 15V

Pagamento ao herdeiro JOSÉ a quantia de 85$788.
Comentário da transcritora :  lhe deram na sentença os mesmos valores que couberam ao 1.o herdeiro.

FL.16

Pagamento ao herdeiro ANTÔNIO a quantia de 85$788.
Comentário da transcritora :  lhe deram na sentença os mesmos valores que couberam ao 1.o herdeiro.

FL. 16V

Pagamento ao herdeiro ANTÔNIO a quantia de 85$788.
Comentário da transcritora :  lhe deram na sentença os mesmos valores que couberam ao 1.o herdeiro, mais parte do valor de Antonia Mulata (6$140).

FL. 17

Pagamento ao herdeiro FRANCISCO a quantia de 85$788.
Comentário da transcritora :  lhe deram na sentença os mesmos valores que couberam ao 1.o herdeiro, mais parte do valor de Elena Crioula (31$286).

FL. 17V

Pagamento ao herdeiro JOÃO a quantia de 85$788.
Comentário da transcritora :  lhe deram na sentença os mesmos valores que couberam ao 1.o herdeiro, mais parte do valor da Crioula (20$000).

FL. 18

Pagamento ao herdeiro JOAQUIM a quantia de 85$788.
Comentário da transcritora :  lhe deram na sentença os mesmos valores que couberam ao 1.o herdeiro, mais 20 cabeças de gado vacum (30$000), parte da terra da viúva sua mãe (1$286).

FL. 20

Diz JOSÉ LUÍS CAMPOS, tutor dos órfãos de MATHIAS DA SILVA BORGES que por não ter dinheiro para pagar as custas do inventário foi pedido que se tome do cofre … cuja dívida seja dividida entre os herdeiros …

FL. 33

Diz JOSÉ LUÍS CAMPOS que ele foi ratificado como tutor dos órfão do falecido MATHIAS DA SILVA BORGES … para dar conta da tutela que se lhe tome as suas contas, vindo a presença de vossa mercê e tomadas elas requer o suplicante … o haja por aliviado da tutela … e esta determinado a se ausentar para a comarca de São Paulo e como os órfãos tem outros tios irmãos da viúva sua mãe os quais são JOÃO DA COSTA COELHO, MANOEL COELHO DA COSTA, a qualquer deles se pode encarregar a tutela por serem hábeis para isso.

FL. 37V

Nomeio a MANOEL COELHO DA COSTA para tutor dos órfãos …

FL. 40

Diz MANOEL COELHO DA COSTA que ele suplicante foi ratificado por um termo de tutela de uns órfãos menores filhos do falecido MATHIAS DA SILVA BORGES … e porque o suplicante é um homem pobre, casado, morador na Freguesia das Lavras, posto que todos os órfãos se acham em companhia de sua mãe por ter que transportar-se para Santa Rita das Gerais, Freguesia de Borda do Campo, muito distante da das Lavras. Sendo estes motivos suficientes para o suplicante se desonerar da tutela … havendo assim outros parentes mais chegados e já emancipados como é MATHIAS BORGES DA SILVA irmão dos mesmos órfãos que se acha casado em companhia de sua mãe e dos seus irmãos …

FL. 48

Diz FRANCISCA DO SACRAMENTO viúva do MATHIAS DA SILVA BORGES que o órfão por nome ANNA FRANCISCA DA SILVA já em idade de se casar …. e se acha sem vestuário para ir a igreja ….. pede que se conceda com licença do tutor trinta e decaz (sic) oitavas da cobrança de juros …. para o dito vestuário de que necessita.

FL. 67

Dizem JOSÉ DA SILVA casado com FELÍCIA MARIA DA CONCEIÇÃO, ANTONIO JOAQUIM DA SILVA casado com GERTRUDES MARIA FELIZARDA, FRANCISCO JOÃO (?) DA SILVA casado com LUISA ANTONIA DE ANDRADE, JOAQUIM JOSÉ DA SILVA casado com ESCOLÁSTICA FRANCISCA GODINHO, JOÃO ANTÔNIO DA SILVA casado com ISABEL JOAQUINA DE SÃO JOSÉ que aí necessitam por certidão a ter do asentos (sic) de seus casamentos.

FL. 67V (parte de cima da folha está destruída).
…. sacramento do matrimônio que … palavras … presente celebraram = JOSÉ JOAQUIM DA SILVA filho legítimo de MATHIAS DA SILVA BORGES e de FRANCISCA DO SACRAMENTO, natural e batizado na Freguesia de Borda do Campo, e FELÍCIA MARIA DA CONCEIÇÃO, filha legítima de JOÃO GOMES DO NASCIMENTO e de RITA MARIA DA CONCEIÇÃO, natural e batizada nesta Freguesia. E logo lhes deram as bençãos nupciais na forma do ritual romano.

Aos 24/NOV/1791 nesta Matriz de São João del Rei pelas seis horas da tarde feitas as canonicas diligencias o Reverendo LUIS PEREIRA GONZAGA com licença administrou o sacramento do matrimonio a FRANCISCO JOSÉ DA SILVA filho legítimo de MATHIAS DA SILVA BORGES e de FRANCISCA DO SACRAMENTO natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Vila de Barbacena e LUISA ANTONIA DE ANDRADE, filha legítima de (?) ANDRADE MARTINS … natural e batizada nesta vila.

FL. 68

Aos 4/DEZ/1792 nesta matriz de São João del Rei …. administrei o sacramento do matrimônio …. de ANTÔNIO JOAQUIM DA SILVA filho legitimo de MATHIAS DA SILVA BORGES e FRANCISCA DO SACRAMENTO, natural e batizado na Freguesia de N. S. da Piedade da Vila de Barbacena e GERTRUDES FELIZARDA DO NASCIMENTO filha de MANOEL NUNES RIBEIRO e de MARIA GOMES DO NASCIMENTO, natural e batizada nesta Vila, logo lhe deu as bençãos na forma do mesmo ritual romano o Vigário ANTONIO DE ALMEIDA VILLAS BOAS.

(devido a divergencias encontradas em datas e nomes, solicitamos ao pesquisador procurar o tal registro acima, diretamente nos livros da igreja em São João del Rei e recebemos a transcrição : “Aos quatro de novembro de mil setecentos e noventa e três nesta Matriz de São João del Rei, pelas 4 para as 5 horas da tarde, feitas as canônicas diligencias na forma do Sagrado Concílio Tridentino, ritual romano e constituição por onde por serem este Bispado em presença das testemunhas Manoel Nunes Ribeiro, Bento Gomes Ribeiro e outros, administrei o sacramento do matrimônio que por palavras do presente celebraram, por não haver impedimento algum, Antonio Joaquim da Silva, filho legítimo de Matias da Silva Borges e Francisca do Sacramento, natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena, e Gertrudes Felizarda do Nascimento, filha legítima de Manoel Nunes Ribeiro e Maria Gomes do Nascimento, natural e batizada nesta freguesia, e ambos meus paroquiano.E logo lhes dei as bençãos do mesmo ritual romano. O vigário Antonio Caetano de Almeida Villas Boas. Livro de Registros de casamento, 1788 a 1793. Tomo IV. Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar Matriz de São João del Rei.)

Aos 6/JUN/1798 … na Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso filial da Matriz de São João del Rei … administrei o sacramento do matrimonio a JOÃO ANTONIO DA SILVA, filho legitimo de MATHIAS DA SILVA BORGES … natural e batizado na Freguesia de Barbacena com ISABEL JOAQUINA DE SÃO JOSÉ natural e batizada nesta freguesia.

COMENTÁRIOS FINAIS da transcritora :
– A folha de rosto do documento está ilegível por estar manchada de tinta.
– O documento se encontra MUITO deteriorado.
– O documento está incompleto, não constam do bens de raiz e a última folha corresponde a FL. 68.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: