0 O Leme, pelo lado do Zarco descobridor da Ilha da Madeira
O Dr. Ricardo Gumbleton Daunt esclareceu que os Leme são descendentes de Pedro Gonçalves da Clara (relativo ao convento de Santa Clara) e não da Câmara como escrevera Silva Leme.
Ainda existem no Brasil, famílias com o nome GONÇALVES DA CLARA.
Em breve posto texto do Dr. Ricardo.
Daí surgem dificuldades de estabelecer ligação de Pedro Gonçalves da Clara, com os Câmara, doadores do Convento da Clara e o ZARCO.
===
VEJAM ESTE TEXTO:
http://digitarq.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&ID=3873111&searchMode=
Código de referência | PT/TT/CHR/K/32/45-143V |
Título | Pero Gonçalves, moço da câmara, e Diogo de Barros, seu irmão, filhos de Pero Gonçalves da Clara, moradores na Ilha da Madeira, porque João Ramos, alcaide na Ribeira Brava, lhes tomara uma espada a seu escravo Jerónimo, foram, após a missa, com dous escravos, com suas lanças a casa do alcaide questioná-lo sobre a tomada sa espada. |
Datas | 1496-01-15 |
Nível de descrição | ![]() |
Âmbito e conteúdo | |
Da troca de palavras resultou lançar-se Diogo de Barros sobre o alcaide e lhe tomar o punhal que trazia na cinta, e lho levar. E porque lho mandaram devolver, os suplicantes se amoraram. Todavia, porque o alcaide não querelara deles, lhes viera a perdoar, segundo um público instrumento, feito e assinado por Afonso Lopes, tabelião na Ilha da Madeira, aos 7 de Setembro de 1495. El-rei lhes perdoou contanto fossem estar, servir e morar um ano comprido à cidade de Ceuta. El-rei a mandou pelos doutores Fernão Roiz e Pero Vaz Brás Afonso a fez. | |
Localização física | Chancelaria de D. Manuel I, liv. 32, fl. 45v |
URL | |
http://digitarq.dgarq.gov.pt?ID=3873111 |
===============================
http://elraupp.sites.uol.com.br/pafg165.htm
NESSA GENEALOGIA aqui abaixo há erro grave: marido nascido em 1430 e esposa em 1510.
Pedro Gonçalves da Clara was born in 1430. He died in 1506 in Funchal, Portugal. He married Izabel de Barros. Izabel de Barros [Parents] was born in 1510. She died in 1575 in Ilha da Madeira, Portugal. She married Pedro Gonçalves da Clara.
Other marriages:
They had the following children:
M | i | Pedro Gonçalves de Barros II | ||
F | ii | Catharina de Barros II | ||
M | iii | Nicolau de Barros. |
Lopo Vaz Delgado [Parents].Lopo married Catharina de Barros III.
Catharina de Barros III [Parents].Catharina married Lopo Vaz Delgado.
They had the following children:
F i Izabel de Barros F ii Helena Lopes de Barros F iii Aldonça de Barros
Francisca de Abreu.Francisca married Vasco Delgado de Barros.
They had the following children:
M i Lopo Vaz Delgado M ii Pedro Delgado F iii Catharina de Barros III =========
14720- Martin Lem (ou Martim Lems). N. em Bruges, Flandres, na atual Bélgica. Passou para Portugal (onde ficou sendo chamado de Martim Leme) no reinado de Afonso V (1438 a 1456), que o fez Escudeiro-Fidalgo da Casa Real, pelos serviços que prestou na tomada de Arzila e Tânger, em 1471, para lá enviando, à sua custa, seu filho Antônio Leme, acompanhado de lanceiros flamengos. Por causa do comércio, estabeleceu-se em Lisboa, onde nasceram os seguintes filhos (legitimados posteriormente) que teve com Leonor Rodrigues: Luís, Martim, Rodrigo, João, Catarina, Isabela, Maria e Antônio Leme. Fal. em Lisboa, Portugal.
14721- Leonor Rodrigues. N. em Portugal.
14722- Pedro Gonçalves da Câmara (ou Pedro Gonçalves de Clara ?). N. na Ilha da Madeira, Portugal. Do casamento c. Isabel de Barros originaram-se, pelo menos, os seguintes filhos: Diogo de Barros da Cunha e Catarina de Barros. Pedro Gonçalves da Clara foi o fundador de um morgado na Ribeira dos Melões, no Campanário, no Termo de Funchal, Ilha da Madeira, onde fal. em 1506 (5).
=
E ESTE:
Lemes: Procedem de Martim Leme, filho legitimado por El Rey D. Afonso V., no anno de 1464., de outro Martim Leme Cavalheyro Flamengo, de que faz memoria Manoel Soeyro nos seus annaes de Flandes, que voltando depois de Portugal a sua patria, foi gentilhomem da Camara do Emperador Maximiliano, e Escutete de Brujas. Passou o// dito Martim Leme a esta Ilha no anno de 1483., em que escreveu o Duque Infante D. Fernando, ou D. Diogo seu filho, hua carta em seu favor a Camara desta Cidade, então villa. Jaz sepultado no Cruzeyro da Igreja de S. Francisco do Funchal; e foi seu filho Antonio Leme, que teve larga descendencia de sua mulher Catherina de Barros filha de Pedro Gonçalves da Clara, e de sua mulher Izabel de Bairos; a qual instituhio hum morgado na villa da Ponta do Sol, que posuem os descendentes de sua filha D. Leonor Leme; e seu filho Pedro Leme, instituhio outro na freguezia de S. Antonio, junto a esta Cidade, com oubrigação de se conservar esta appellido nos administradores delle.
==
João Gonçalves ZARCO nasceu c. 1380. Ele faleceu c. 1460. João casou-se com Constança Rodrigues de SÁ (Almeida ?).
Constança Rodrigues de SÁ (Almeida ?) nasceu em 1394 em Lisboa – Portugal. Ela faleceu em Funchal, Ilha da Madeira – Portugal e foi enterrada em Convento Santa Clara. Constança casou-se com João Gonçalves ZARCO ***.
Eles tiveram os seguintes filhos
M | i | João Gonçalves da CÂMARA nasceu c. 1430. | ||
M | ii | Ruy Gonçalves da CÂMARA nasceu c. 1425 e faleceu em 27 novembro 1497. | ||
M | iii | Garcia Rodrigues da CÂMARA. | ||
F | iv | Beatriz GONÇALVES. | ||
F | v | Isabel GONÇALVES. | ||
F | vi | Helena GONÇALVES. | ||
F | vii | Catarina GONÇALVES. | ||
F | viii | Mécia de ABREU. |
João Gonçalves Zarco nasceu, em 1380, e, casou-se com Constança Rodrigues de Sá, nascida em 1390.
Seu filho: João Gonçalves da Câmara nasceu, em 1430, e casou-se com Maria (ou Mécia) de Noronha ,nasc. em 1440.
HAQUI HÁ DUVIDAS , não aparece PEDRO GONÇALVES DA CÂMARA
Seu filho: Pedro Gonçalves da Clara nasceu, em 1460, casou-se com Isabel de Barros que era filha de Lopo Vaz Delgado e Catarina de Barros.
Sua filha: Catarina de Barros, casou-se com Antônio Leme casou-se com Catarina de Barros e teve
Antão Leme nasc. Ceca de 1500 casou-se com (?) Pedro Leme nasc. antes de 1530 na Ilha da Madeira e fal, em 1600, em São Paulo, casou-se (1) –Luzia Fernandes (2)-Izabel Paes-(3)-Gracia Rodrigues de Moura cerca de 1560. Teve Leonor Leme.
LEONOR LEME nasceu em, 1542, em Óbidos-Portugal e fal. em 1633 em São Paulo casou-se com Brás Tevês. Teve Aleixo Leme.
Aleixo Leme nasc. 1544 em São Vicente-SP. E fal, em l6-ll-1629 em São Paulo casou-se e cerca de 1610 com Ignez Dias e teve Luzia Leme.
Luiza Leme nasc, em São Paulo e fal. Em 4-10-1653 em São Paulo , Casou-se com Francisco de Alvarenga nasc. em São Paulo e fal, em 10-8-1675 em São Paulo. (Francisco era filho de Antônio Rodrigues de Alvarenga e Anna Ribeiro (outra ?). fal. entre 15-4 e 6-6-1654 em Santana do Parnaíba-SP.)
que casou-se com Francisco Bicudo de Brito nasc. em 1624 em São Paulo e fal. em 12-03-1653/1654 .
Luzia Leme teve Tomázia Ribeira de Alvarenga que casou-se com Francisco Bicudo de Brito nasc. em 1624 em São Paulo e fal. em 12-03-1653/1654 .
http://olivrodoslemes.blogspot.com/
Francisco e Tomázia são pais de Maria Leme Bicudo, mãe de Antônio da Rocha Leme que é pai de MARIA LEME DO PRADO casada com TOME RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó.
ver página do vovô Tomé Rodrigues Nogueira do Ó
http://www.museuquintadascruzes.com/pt-PT/Museu/Historiadoedificio/PrintVersionContentDetail.aspx
História do Edifício

As memórias da Quinta das Cruzes cruzam-se com a vida e a história da cidade do Funchal. Documentada como a última residência de João Gonçalves Zarco, descobridor da Ilha da Madeira, esta Quinta Madeirense, representa mais de 500 anos da história da Ilha.
A Quinta das Cruzes situa-se numa zona privilegiada da cidade do Funchal, à Calçada do Pico, abaixo da Fortaleza de São João Baptista (datada do século XVII), e paredes meias com o Convento de Santa Clara (datado do século XVI).
Enquanto espaço amuralhado, no contexto de uma malha urbana histórica e qualificada, é por definição uma Quinta Madeirense, constituída por casa de moradia, capela, casinhas de prazer e parque ajardinado.
A primitiva casa figura como residência de João Gonçalves Zarco, 1.º capitão donatário do Funchal. Essa modesta moradia foi, posteriormente, ampliada pelo seu filho, João Gonçalves da Câmara, que terá aproveitado os mestres que trabalhavam na construção da igreja do Convento de Santa Clara, mandada erigir também sob os seus auspícios.
A Quinta permaneceu como residência da família Câmara até ao século XVII, altura em que entra na posse de outra distinta família madeirense – os Lomelino. A origem desta família recua a Urbano Lomelino, comerciante de origem genovesa, cuja presença na Ilha é datada de 1476.
Ao longo da permanência da família Lomelino, a Quinta das Cruzes sofreu grandes alterações, nomeadamente com a construção da arcaria da fachada principal, a edificação da Capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade e, posteriormente, o corpo predominante do edifício principal.
Este espaço permaneceu como residência dos Lomelino durante cerca de duzentos anos, até ao final do século XIX. É no decorrer desta centúria que os jardins adquirem o aspecto que ainda hoje se pode observar com caminhos empedrados e fontes em pedra de fajôco, numa concepção Romântica dos espaços ajardinados.
Mais recentemente, no século XX, a moradia foi sujeita a várias vicissitudes, resultado de novas funcionalidades e formas de ocupação, e reflexo também de importantes transformações económicas da sociedade insular: foi sede da Banda Filarmónica do Funchal (1929-33), consultório médico e fábrica de bordados (1945-48?), indústria relacionada com a família Miguéis, a última proprietária da Quinta das Cruzes.
6 de abril de 2012 às 11:51 am |
Eu sou Silva Leme de Alvarenga
6 de abril de 2012 às 11:53 am |
Amei as informaçoes ,tambem sou um Zarco,,,,,,,,,,
1 de maio de 2014 às 1:32 pm |
Gostei muito de ter encontrado este trabalho busco as origens de minha familia e sua ligacao com Portugal
Agradeco a qualquer ajuda
Ja li parte do trabalho d Silva Leme Genealogia Paulistana
Havia um trabalho chamado Canhenho de Familia mas nao consegui ler
1 de maio de 2014 às 6:09 pm |
Ser um Leme já lhe enche de orgulho.
leia todas as páginas sobre nós Leme neste site, e, especialmente o pdf da prima que conta certinho nossa origem.
23 de julho de 2018 às 11:52 pm |
Sou Manoel Gonçalves Delgado e meu bisavô foi Domingos Gonçalves Delgado que veio ao Brasil da Ilha da Madeira.