0 2 u u Tomé Rodrigues Nogueira do Ó e seus ilustres descendentes na wikipedia e por José Guimarães

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A9_Rodrigues_Nogueira_do_%C3%93

Thomé Rodrigues Nogueira do Ó (Funchal, Ilha da Madeira, c. 1675Baependi, 2 de agosto de 1741) foi um bandeirante, fundador de Baependi, sendo ancestral de Oswald de Andrade, Raul Pompéia, Roberto Simonsen, Walter Clark, Iolanda Penteado, Eduardo Suplicy, Marquês de Baependi, Brás Carneiro Nogueira da Costa e Gama, conde de Baependi, Manuel Jacinto Carneiro da Costa e Gama, barão de Juparanã, Francisco Nicolau Carneiro Nogueira da Costa e Gama, barão com honras de grandeza de Santa Mônica, este futuro genro do Duque de Caxias, Barão do Bananal, Barão de Ataliba Nogueira, É também antepassado do estilista Marquito, dos políticos Oswaldo Aranha, Heitor Teixeira Penteado, Cândido Mota, Cândido Mota Filho, Paulinho Nogueira, Francisco de Assis Nogueira, fundador de Assis (São Paulo), Pedro Ramos Nogueira, primeiro e único barão de Joatinga e do historiador Pedro Calmon.

===

Tomé é filho de António Nogueira e Francisca Fernandes do Vale, chegou ao Brasil por volta de 1700, estabelecendo-se no Vale do Paraíba paulista, onde se casou com Maria Leme do Prado.

Lutou, em 1711, em Parati, expulsando os franceses, descendo de Lorena, onde residia e era capitão de Infantaria do Distrito de Piedade. Tomé e sua tropa seguiram a pé descendo a serra até Parati, surpreendendo os franceses que esperavam o ataque vindo por mar.

Foi ordenado, em 1714, Sargento-mor comandante da Companhia de Ordenanças da Mantiqueira ao Rio Grande, no Caminho Novo da Piedade, e feito cobrador de Quintos do Ouro no Registo da Mantiqueira, em 1717.

Estabelecu-se, em Baependi por volta de 1713, com outros pioneiros mineradores vindos de Taubaté e região,dedicando-se a lavra de ouro em garimpos. Teve nove filhos, sendo ancestral de Oswald de Andrade, Raul Pompéia, Mário Henrique Simonsen, Roberto Simonsen, Eduardo Suplicy, Marquês de Baependi, Brás Carneiro Nogueira da Costa e Gama, conde de Baependi, Manuel Jacinto Carneiro da Costa e Gama, barão de Juparanã, e Francisco Nicolau Carneiro Nogueira da Costa e Gama, barão com honras de grandeza de Santa Mônica, este futuro genro do Duque de Caxias. Barão do Bananal, Barão de Ataliba Nogueira, o estilista Marquito, dos políticos Oswaldo Aranha, Heitor Teixeira Penteado, Cândido Mota, Cândido Mota Júnior,  Francisco de Assis Nogueira, fundador de Assis (São Paulo), Pedro Ramos Nogueira, primeiro e único barão de Joatinga, o historiador Pedro Calmon  e o banqueiro Ângelo Calmon de Sá.

=======

Vamos postar aqui em breve textos de José Guimarães e outros sobre Tomé Nogueira do Ó e seus ilustres descendentes:

Vai ser escaneado e em formato de imagem.

Espero que herdeiros do José Guimarães entendam que são informações valiosas que têm que serem divulgadas.

==

Começamos por este texto feito para o Quarto Centenário da Cidade de São Paulo:

=

=

=

=

=

6 Respostas to “0 2 u u Tomé Rodrigues Nogueira do Ó e seus ilustres descendentes na wikipedia e por José Guimarães”

  1. Denise Says:

    Sou descendente dos Guimarães estou com dados e documentos de 1700, gostaria de saber o que vc tem de informações. Obrigada

    • capitaodomingos Says:

      poste aqui tudo que puder, eu agradeço.
      documentos antigas tem que serem doados a arquivos seguros, se não forem, herdeiros jogam fora.
      tenho artigos dele.
      mas quem comprou os direitos do josue foi o roberto do pontal.
      nos precisamos encontrar os desaparecidso livros de casamento de lavras.

  2. omar serva maciel Says:

    Parabenizo aos organizadores pelo resgate histórico de tantas informações importantes sobre a história brasileira e que ultrapassam interesses familiares. Morador de Baependi-MG e descendente de baependianos, muito me surpreendeu, lendo 1822 de LAURENTINO GOMES, a atuação histórica do Marquês de Baependi, MANUEL JACINTO NOGUEIRA DA GAMA, durante o reinado de Dom Pedro I, galgando o posto de Ministro da Fazenda em substituição ao irmão de José Bonifácio.

    • capitaodomingos Says:

      o primo era neto do Tome Nogueira. há dezenas de homens públicos no Brasil nossos primos Nogueira e poetas como raul pompeia e oswald de andrade. o velho marques foi o primeiro presidente do senado, uma filha casou com os calmon da bahia, dai que pedro calmon e angelo calmon de sá são primos nossos.

  3. Luiz Carlos Nogueira Says:

    CUMPRE SALIENTAR QUE O ESCUDO APRESENTADO NÃO É O DO MARQUÊS DE BAEPENDY MAS O DA FAMÍLIA NOGUEIRA. O DO MARQUÊS É ESQUARTELADO COM AS ARMAS DOS NOGUEIRA E DOS GAMA. ESTE FOI UM PEQUENO ÊRRO COMETIDO NA EDIÇÃO DO LIVRO NOGUEIRA DO BRASIL DE JOSÉ JORGE NOGUEIRA JR..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: