z Documentos Manuscritos existentes na Biblioteca Nacional sobre a História de Uberaba-MG, Triângulo Mineiro e do Desemboque-MG – Borges Sampaio

Achei, nos manuscritos da Biblioteca Nacional, raridades enviadas pelo nosso maior historiador: o português BORGES SAMPAIO, raridades que pretendo publicar:

Do primo Hildebrando Pontes encontrei; Dialeto Capiau do Brasil Central, documentos do tio Eustáquio e tio José Manuel.

Favor não confundir UBERABA do Triângulo Mineiro com Uberava existente nos lagos do sul do brasil. cuidado ai.

Gratidão imensa ao BORGES SAMPAIO e ao primo Hildebrando Pontes.  como está em domínio publico pretendo publicar: Dialecto Capiau.

Tem importante documento sobre ruas de Uberaba que finalmente achei, o original e sobre  a transferência do Triangulo Mineiro para Minas Gerais.

==

História Topographica da Freguesia do Uberaba vulgo Farinha Podre (*) pelo Vigário Silva

 

Entre o Rio Grande e o Rio das Velhas na Provincia de Minas Geraes, Comarca de Paractú do Principe, julgado do Dezemboque Prelasia de Goyaz, está a Povoação de St°. Antônio e Sam Sebastião do Uberaba.

Os lugares que ela compreende, erão incultos e desertos até 1807, e apenas conhecida a estrada, que a atraves de S. Paulo para Goyas, onde residião alguns Indios, que tinhão sahido da Aldeia de Santa Anna, os quaes nunca tiverão animo de alongar-se para algum dos lados da mesma estrada, nem ao menos meia legoa, como depois se conheceo pelas culturas sempre visinhas as suas habitações: então Januario Luis da Silva, Pedro Gonsalves da Silva, José Gonsalves Eleno, Manoel Francisco, Manuel Bernardes Ferreira, e outros moradores na Freguezia de Dezemboque entrarão até a distancia de algumas lagoas de Sertão, e descobrindo lindas campinas, e optimos matos, appossiarão algumas Fazendas, e voltarão tanto por falta de mantimentos, como pelo terror, que lhes inspirava o Gentio Caiapó, cujo vestígio incontrarão em diversas partes.

Communicarão o resultado da sua entrada o S. Mr. Antonio Eustaquio da Silva, e a outros, e aquelle por gênio emprehendedor de novas descobertas projectou logo explorar todo o Sertão, que podesse, e convidou muitas pessos das Geraes para companheiros: entretanto passou para o Norte da Provincia de Goyaz o Coronel José Manoel da Silva e Oliveira, e sabendo e pertenção, que tinha e do Sargento Mor seu Irmão, a declarou o Eximo. Marquez de S. João de Palma, que então governava aquella Provincia que pertencia o Julgado do Desemboque, e este conhecendo quanto podia interessar esta nova descoberta, intervindo a direcção do referido S. Mr. de quem tinha muito boas noticias, o nomeou Commandante Regente dos Sertoes da Farinha Podre por Portaria de 27 de Outubro de 1809.

Nos primeiros dias do mez de Julho de 1810 o Sargento Mr. munido das necessárias provisões de mantimentos, associando-se os que primeiro havião entrado, e alguns outros Geralistas, formando todos huma bandeira de 30 homens ingredirão pelo Sertão dentro até o Rio da Prata na distância de 30 legoas, a contar-se o caminho em direitura, encontrando a cada passo o embaraço, já de Rios, já de pântanos, que dificultosamente transivão, sempre temerosos do Gentio, cuja existência se conhecia, os dos aqui, e ali.

He de notar se o perigo, que se achavão expostos estes emprehendedores, quanto aos animaes silvestres e ferozes, pelo o que aconteceu a Antonio Rodrigues da Costa, o qual acomettido cara a cara por uma onça pintada, que avançou furiosamente ao cavalo, em que hia montado, e o segurou com unhas e dentes, pode com destreza (depois de falhar-lhe o recurso da espingarda, cujo gatilho nunca mais o encontrou) defender-se com a espada, que trazia o lado, dando algumas estocadas, com a dor das quase largou a onça o cavalo, e fugio até morrer a chumbo, depois de perseguida pelos cães em um capão, que se achava vizinho, e que pelo acontecimento ficou denominado o capão de onça.

O referido Sargento M. e toda a sua comitiva depois de lançar algumas posses, ou sinaes pelo Sertão na decurrencia de dois meses, e feitas algumas pequenas rossas, voltou a cuidar de meios para transportar-se, assim como alguns de seus companheiros; pois havião todos conhecido a transcedencia, tanto dos campos, como dos matos.

Em 1812, quando a Povoação constava de uns poucos de moradores, alem dos Indios da estrada, fez segunda entrada, trazendo consigo muitas pessoas, que de novo convidará e alguns das quases o haviam acompanhado a primeira vez, entre as quases se contava o Reverendo Hermogenes Casimiro d’Araujo, que dormia junto a ele em certa noite, quando huma grande cobra Jararaca-assú passou por cima de ambos e sendo percebida, a expellirão com a colxa, e depois a matarão, antes de que mordeu a um cão, que imediatamente morreu, o que de certo aconteceria aos dois, se a fortuna os não bafejasse.

Depois desta segunda entrada, as noticias, que derão os que haviam acompanhado a S. Mr. os convites e as persuações deste atrahirão em breve muitas pessoas, que vinham das Geraes a procurar novos estabelicimentos, não obstante o medo de Gentio, que se antolhava.

Em 13 de Fevereiro de 1811 obtiverão o mesmo S. M.  Eustaquio e outros Provisão da Meza da Conciencia e Ordens para erigirem uma Capela com o Orago da Senhora do Monte de Carmo; mas até o presente não levarão a pratica sua pertenção, sem duvida, porque a povoação do lugar, onde querem e rigir a referida Capella, ainda hoje é muito pouco considerável.

Em 1812 se levantou no sitio chamado o Legeado uma pequena Caza de Oração, onde se colocarão Santo Antonio e Sam Sebastiam: celebrou ali por pouco tempo os Santos Mistérios com Autoridade de Reverendo Antonio Jose Tavares Vigario do Desemboque o P. José de Moraes; e depois se transferiu por comodidade para a margem do (Rio) Uberaba junto a estrada de Goyaz, onde está hoje formado o Arraial.

O referido P. Moraes demorou-se apenas até junho de 1813, e despediu-se, ficando os poucos moradores que estão existiam com os recursos espirituais muito distantes até Maio de 1814, quando entrou por Capellão o Padre Silverio da Costa Oliveira legitimamente autorizado, o qual esteve até 7 de Setembro, dia ‘em que se retirou’ para a Capela de N. Senhora S.S. Sacramento do Burá.

Em 17 deste mesmo mês de Setembro e ano de 1820 tomou posse de Vigario da Freguezia, erecta alguns meses antes a requerimento do S. Mr. Antonio José da Silva, que atualmente serve:

Tem a Freguezia de longitude mais de 40 legoas, e de latitude mais de 20, e de sua Filial a Capela de N. Senhora das Dores distante da Matriz 10 legoas, erecta em 1823.

Divide pelo Nascente com a Freguesia do Desemboque pelo Ocidente com o Sertão, pelo Norte com as Freguesias do Araxá, e Aldeia de Santa Anna, e pelo Sul com a Freguesia da Villa Franca do Imperador.

Dista o Arraial do Uberaba da Cabeça do Julgado 18 legoas, do Araxá 22, da Aldeia de S. Anna 15, da Villa Franca 15, e da Cabeça da Comarca(Paracatu) 60.

Contem a Freguezia dentro do Arraial 91 fogos habitados, e fora 300. A sua Povoação, que em 1820 constava de 1.300 almas monta hoje a 3.000 a fora os Indios Aldeianos a margem do Rio Grande na distancia de 40 lagoas do Arraial, cujo numero excede a 1.000 de ambos os sexos.

Este Indios (Caiapos) passeião de tempos em tempos por toda a Freguesia; mais não commettem a menor hostilidade, o que se deve sem duvida ao jeito, e ao amor, com quem tem sido sempre tratados pelo Sarg. Mor Antonio Eustáquio da Silva, que os visita todos os anos, prodigalizando-lhe roupas, e ferramentas, ora a sua custa, ora a custa da Fazenda Pública e também em cooperado muito para a sua pacificação João Baptista de Siqueira, que mora visinho aos mesmos indios, com que tem freq. Comunicações e os supre, muitas vezes, com mantimentos do seu Paiol.

He por lamentar-se a desgraças destes Entes embrutecidos; por isso que não se tem adoptado as necessárias e urgentes medidas para a sua cathequisação.

 

=

Catálogo: Catálogo de Manuscritos (Pop: 133064)
Índice : Pesquisa Combinada
Busca : Palavras = desemboque

1 Alvará régio e mais documentos referentes à desanexação dos julgados do Araxa e Desemboque da capitania de Goias, e na transfer
2 Cardoso, Felipe Antonio Documentos relativos a pedido de aprovação de vencimentos para professor de ensino mútuo e ao do desligamento dos julgados de Ar
3 GARCIA, Manuel Pais Representação ao governador Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão pedindo licença para viajar para as Minas do Desemboque.
4 AUTOS referentes as descobertas auríferas na região do descoberto do Desemboque.
5 SILVA, Antônio Eustaquio da Requerimento a Sua Majestade pedindo isenção no pagamento de quintos, direitos, décimas sisas por dez anos ao julgado de Desemboque
6 OFÖCIO dirigido pelos membros da Junta da Fazenda da Província de Goias à Junta da Fazenda de Minas Gerais sobre cunhagem de moedas
7 “L.o de conta corrente com os Devedores Fazd.ª Publica da Provincia de Goyaz pr. arremataçoens, e Serventias de Off.os de Just
8 SAMPAIO, Manuel Inácio de Ofício ao governador de Minas Gerais, Manuel de Portugal e Castro, sobre o envio de exemplares das condições de arrematação dos
9 SAMPAIO, Manuel Inácio de Ofício ao governador de Minas Gerais, Manuel de Portugal e Castro a respeito do envio de rendimentos à Junta da Fazenda de Goias
10 “RELAÇÃO das q.tas com q’ entrarão nos Cofres da Thesouraria G.l desta Provincia as pessoas abaixo declaradas, pertencentes a re

1/19

Título: Alvar régio e mais documentos referentes à desanexação dos julgados do Arax e Desemboque da capitania de Goi s, e na transferência para Minas Gerais.
Datas: Goi s <1816> – <1820>
Dimensão e suporte: 10 f.
Fundo/Coleção: Goi s
Carvalho
Nota: Cópia Manuscrito
Localização: II-36,13,7

Catálogo: Catálogo de Manuscritos (Pop: 133064)
Índice : Pesquisa Combinada
11
PEREIRA, João do Vale Carta ao capitão Manuel José Monteiro de Barros sobre o envio das relações referentes à remessa feita do produto do registro do
12 CASTRO, Manuel de Portugal e Carta ao escrivão interino da Junta, Manuel José Monteiro de Barros, determinando que informe sobre qualquer licença que tenha o
13 “RELAÇÃO dos devedores de dízimos de Miunças, e do gado Vaccun, e cavalar dos anos de 1828 e 1829, pertencentes ao julgados do A
14 RELAÇÃO de receita e despesa feitas pelo administrador geral das rendas públicas dos julgados de Arach e Desemboque, Bento José
15 PEREIRA, João de Vale Ofício a Sua Majestade solicitando informações de como deve se proceder na cobrança do subsídio voluntário sobre as bestas e os
16 PALHARES, João de Sousa da Silveira Ofício ao presidente e aos deputados da Junta da Fazenda informando sobre a remessa das relações dos distritos do julgado do des
17 COUTINHO, João Inocêncio de Azevedo Ofício informando que em cumprimento das ordens e provis”es recebidas da Junta da Fazenda ao desemboque da Campanha da Princesa
18 PEREIRA, João do Vale Relação das pessoas que entraram pelo registro do desemboque e pagaram o direito de entradas à vista nos anos de 1822 e 1823.
19 PEREIRA, João do Vale Relação das pessoas que entraram pelo registro do desemboque e que pagaram os direitos de entrada à vista que fazem parte da REM

Catálogo: Catálogo de Manuscritos (Pop: 133064)
Índice : Pesquisa Combinada
Busca : Palavras = uberaba


3/29


Autoria: SAMPAIO, Antônio Borges
Título: Denominação das ruas, travessas, becos, colinas, templos e edifícios públicos da cidade de Uberaba – província de Minas Gerais.
Datas: Uberaba <1880>
Dimensão e suporte: 153 p.
Fundo/Coleção: Sampaio
Nota: Breve histórico sobre o começo, situação, diminuição e hidrografia desta povoação. Cópia. Manuscrito.
Assuntos: Uberaba (MG) – Geografia
Minas Gerais, província de
Localização: 02,1,011

1/29

Autoria: PONTES, Hildebrando de Araújo
Título: “Dialecto capi u (Brasil Central), grammatica, vocabulario.”
Datas: Uberaba (MG) <1932>
Dimensão e suporte: 292 p.
Nota: Orig. Ms.
Assuntos: Brasil, Centroeste – Línguas
Localização: I-11,02,001
2/29

Título: Documentos referentes as adiantamento das eleições de vereadores e juízes de paz na Vila de Uberaba em Minas Gerais
Datas: Rio de Janeiro 00/06/<1847>
Dimensão e suporte: 36 f.
Fundo/Coleção: Brasil em Geral
Nota: Original Manuscrito
Localização: II-31,07,029 n°003

Catálogo: Catálogo de Manuscritos (Pop: 133064)
Índice : Pesquisa Combinada
Busca : Palavras = uberaba

Doc Tipo Autor Título Ano DOI Src
1 PONTES, Hildebrando de Araújo “Dialecto capi u (Brasil Central), grammatica, vocabulario.”
2 Documentos referentes as adiantamento das eleições de vereadores e juízes de paz na Vila de Uberaba em Minas Gerais
3 SAMPAIO, Antônio Borges Denominação das ruas, travessas, becos, colinas, templos e edifícios públicos da cidade de Uberaba – província de Minas Gerais.
4 SERRA, Ricardo Franco de Almeida Di rio resumido sobre a configuração do rio Paraguai desde o marco e a foz do rio Jaurú até abaixo do presidio de Nova Coimbra,
5 SERRA, Ricardo Franco de Almeida Di rio resumido sobre a configuração do rio Paraguai desde o marco e foz do rio Jaurú até abaixo do presídio de Nova Coimbra, e
6 Dois recortes do jornal “Lavoura e Comercio” com os informes ãoficiais do exercito solicitam que seja concedida licença para pro
7 CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA Ofícios a Sua Majestade apoiando a reforma do Conselho de Estado e do Código do Processo Criminal.
8 OFÍCIOS ao Ministro Secretário de Estado dos Negócios do Império enviando listas dos cidadãos aptos a votar.
9 SAMPAIO, Antônio Borges Ofício do diretor da Biblioteca Pública Nacional, Benjamim Franklim Ramiz Galvão, apresentando o quadro do 15° distrito eleitora
10 “RELAÇÃO dos objetos enviados da cidade de Uberaba ( à ) a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, para a exposição de sete de se
Catálogo: Catálogo de Manuscritos (Pop: 133064)
Índice : Pesquisa Combinada
Busca : Palavras = uberaba
Doc Tipo Autor Título Ano DOI Src
11 GUIA de pagamento passada pelo Ministerio do Imperio, relativa a carta do titulo de visconde de Uberaba, com Honras de Grandeza,
12 RECIBO passado a Jose Cesario de Almeida pelo pagamento da joia da Ordem do Cruzeiro.
13 PEREIRA, Manuel Nunes Viagem a Uberaba, Santa Juliana, Nova Ponte.
14 SAMPAIO, Ant”nio Borges Relação dos objetos enviados da cidade de Uberaba, província de Minas Gerais, à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, para a Ex
15 MOURA, Maximiniano de Ofício [ao diretor da Biblioteca Nacional, José Alexandre Teixeira de Melo], solicitando a doaçao de qualqueis livros para a bib
16 ORTIOGO, Antônio Pereira de Ofícios ao diretor da Biblioteca Nacional, José Alexandre Teixeira de Melo, solicitando alguns volumes dos anaes desta Bibliotec
17 SANTOS, Luís Pereira dos Ofício à Junta da Fazenda Pública para que a mesma tome as medidas necess rias para a transferência do porto, localizado próximo
18 RECIBO de pagamento dos soldos vencidos de João Correia de Miranda.
19 MARTINS, Ricardo Esteves Requerimento ao inspetor da tesouraria solicitando lotação do rendimento do emprego de carceireiro da cadeira de Uberaba.
20 MARQUES, José Joaquim Carta dirigida ao dr. Jaguaribe, agradecendo o recebimento de um exemplar da: ” Revista Agricola” e comentando.

Catálogo: Catálogo de Manuscritos (Pop: 133064)
Índice : Pesquisa Combinada
Busca : Palavras = uberaba

21 REIS, José da Silva Miranda Ordem do dia da Repartição do deputado do ajudante general das Forças Expedicion rias para o Mato Grosso junto à cidade de Ubera
22 DRAGO, Manoel Pedro Ordem do dia número 19 dirigida a ¶ngelo Muniz da Silva Ferraz, ministro da Guerra, destinada a incentivar a tropa.
23 LEITE, Pedro de Alcântara Cerqueira Ofício a Mariano Carlos de Sousa Correia tratando de instruçäes que o coronel Woolf levou para Uberaba.
24 REIS, José da Silva Miranda Ordem tratando do início das funçäes de alguns oficiais e abono de etapes e soldos dos corpos policiais de SÃo Paulo e Minas Ger
25 REIS, José da Silva Miranda Ordem mandando publicar o aviso do Ministério da Guerra relativo a ração de aguardente e abono de gratificação das praças de Pre
26 DRAGO, Manoel Pedro Ordem do dia n°23 estabelecendo que os corpos policiais de SÃo Paulo e Minas Gerais passem a formar um batalhÃo de caçadores den
27 REIS, José da Silva Miranda Ordens do dia referentes aos meses de agosto, setembro e outubro de 1865 expedidas pela força expedicion ria para o Mato Grosso
28 DRAGO, Manoel Pedro Ordem do dia n°23 determinando que os Corpos Policiais de Minas e de SÃo Paulo passem a formar um batalhÃo de caçadores com a de
29 DRAGO, Manoel Pedro Ordem do dia n°19 com transcrição do aviso do Ministério de Guerra, afirmando que os oficiais que se destacarem na luta contra a

Catálogo: Catálogo de Manuscritos (Pop: 133064)
Índice : Pesquisa Combinada
Busca : Palavras = uberaba

==

 

Autoria: SAMPAIO, Antonio Borges
Título: Relação dos objetos enviados da cidade de Uberaba, província de Minas Gerais, à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, para a Exposição de 7 de setembro de 1881, por Antônio Borges Sampaio, dos quais faz doação a mesma Biblioteca.
Datas: Uberaba 05/08/<1881> a 01/09/<1881>
Dimensão e suporte: 8 p.
Fundo/Coleção: Biblioteca Nacional
Nota: São v rias relações com datas diferentes. Na capa que reune as relações consta a indicação: Caixa 3. Número 10. Orig. Ms.
Assuntos: Bibliotecas nacionais – Brasil – Serviço de aquisição
Exportação de História do Brasil (1881: Rio de Janeiro, RJ)
Biblioteca Nacional (Brasil) – Exposições
Uberaba, cidade de

3 Respostas to “z Documentos Manuscritos existentes na Biblioteca Nacional sobre a História de Uberaba-MG, Triângulo Mineiro e do Desemboque-MG – Borges Sampaio”

  1. Maria Helena Ochi Flexor Says:

    Por que freguesia de Farinha Podre?

  2. Antonio Sergio de Oliveira Almeida Says:

    Hildebrando Pontes era marido da Tereza Recife Pontes que tinha uma filha com o nome de Aparecida Helena Recife que faleceu na mesa de cirurgia e só tinha um filho com o nome de Marcos Paulo Pontes Recife que é professor de física da Escola Técnica Federal de Minas Gerais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: