z Inventário e testamento de Manuel Nunes Ribeiro

INVENTÁRIO E TESTAMENTO DE MANOEL NUNES RIBEIRO

Arquivado no Museu Regional de São João del-Rei na caixa C-34

Número de folhas originais : 65 mais ou menos. O documento está muito deteriorado, muitas folhas estão grudadas, impedindo a contagem correta. A numeração das folhas está apagada.

Inventariante : MARIA GOMES DO NASCIMENTO

Inventário Redigido : São João del Rei em 23/JUN/1796

Transcrito por : Ana Bárbara R. Pereira da Silva a pedido de Luis Antônio Villas Bôas.

Data da Transcrição :  ABR/2004

Objetivo: Dados Genealógicos.
 

FL. 01

   Inventário dos bens que ficarão de MANOEL NUNES RIBEIRO de quem é viúva e inventariante MARIA GOMES DO NASCIMENTO.

   Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1796 aos 23/JUN  do dito ano, nesta vila de São João del Rei, comarca do Rio das Mortes, em o meu escritorio apareceu presente o Furriel da lei ANTONIO DA SILVA RODARTE, procurador que mostrou-se ser de MARIA GOMES DO NASCIMENTO, viúva que ficou de MANOEL NUNES RIBEIRO pelos poderes da procuração que o mesmo apresentou uma petição … para efeito de se fazer inventário dos bens que ficaram do dito falecido …(ilegivel) o dia, mes, ano. como e em que condição faleceu o dito seu marido, se com testamento ou não, quantos órfãos do matrimonio se lhe ficaram e os bens de qualquer espécie que ficaram de seu casal sem ocultar nenhum (… ilegivel) declarou que seu marido fizera testamento e que nele constaria o dia , mes e ano de seu falecimento e que os filhos herdeiros órfãos que lhe ficarão do matrimonio (… ilegivel) a dar a dizer e ver com os mais bens constantes na escritura que apresenta JOÃO PEREIRA VALVÃO (… ilegivel).

FL. 02

(… ilegivel) JOSÉ ANTONIO CORREA DE LACERDA, JOSÉ DA FONSECA LEME, JOÃO BATISTA GOMES, JOSÉ GONÇALVES MENDES, MIGUEL FIGUEIRA DA LUZ (… ilegivel) praticando tudo o que quisesse para o favor dos memos inventários. Vila de São João del Rei, MARÇO/1796 (… ilegivel).

FL. 03

Diz MARIA GOMES DO NASCIMENTO, viúva de MANOEL NUNES RIBEIRO, que do falecimento deste não ficaram mais bens no seu casal (… ilegivel) escritura de dívida e obrigação que deve JOÃO PEREIRA VALVÃO da quantia de nove mil cruzados, procedida de todos os bens que seu marido os quizeram antender para melhor os apurar, cuja escritura que a suplicante dar a inventário a jurar do seu procurador que lhe não ficaram mais bens algum do que a roupa do seu uso. Jurando para o que dou comissão ao escrivão se proceder ao inventário requerido debaixo dos protestos mencionados neste. Vila de São João del Rei, 18/JUN/1796.

FL.04

(… ilegivel) … sendo … 1797 aos 4 dias de fevereiro do dito ano, nesta Fazenda do Montividio, termo da Vila de São João del Rei, Minas e comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de  (… ilegível) MANOEL NUNES RIBEIRO aonde faleceu (… ilegivel) por seus presentes os mesmos MANOEL NUNES RIBEIRO e sua mulher MARIA GOMES DO NASCIMENTO, moradores nesta mesma Fazenda de Montevidiu adminstrada pelso próprios de que trato (… ilegível).

FL. 5V

(… ilegível) .. filhos órfãos e herdeiros que ficarão por falecimento do seu marido MANOEL NUNES RIBEIRO são os seguintes :

  1. MANOEL CAETANO DO NASCIMENTO, casado com MARIA GERTRUDES.
  2. MARIA RITA, casada com MARCOS CARNEIRO.
  3. BENTO GOMES de idade de 25 anos.
  4. GERTRUDES casada com ANTONIO JOAQUIM DA SILVA.
  5. JOSÉ CAETANO casado com ANA DE TAL, filha de CLEMENTE DA COSTA (… ilegivel).
  6. ANTONIO, solteiro de 18 anos.
  7. JOÃO de idade de 13 anos.
  8. ISIDORO de idade de 11 anos.
  9. FRANCISCO de idade de 9 anos.
  10. MARCOS de idade de 7 anos.
  11. CUSTÓDIA MARIA casada com ANTONIO CAETANO, a qual faleceu e dela ficaram os filhos seguites , netos :
    1. MARIA CUSTÓDIA de 11 anos de idade.
    2. JOAQUIM ANTONIO de 8 anos.
    3. JOSÉ de idade de 6 anos.

FL. 08 CÓPIA DO TESTAMENTO DE MANOEL NUNES RIBEIRO

  Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo (… ilegivel) e do Deus verdadeiro, eu MANOEL NUNES RIBEIRO, estando no meu perfeito juízo que Deus me deu, temendo-me da morte (… ilegivel) minha alma no caminho da salvação, ordeno meu testamento na forma seguinte == Peço em primeiro lugar a minha mulher MARIA GOMES DO NASCIMENTO em segundo lugar ao meu filho MANOEL CAETANO DO NASCIMENTO, em terceiro lugar meu filho BENTO JOSÉ RIBEIRO (… ilegivel) serem meus testamenteiros … (ilegivel) // declaro que deixo à Nossa Senhora da Conceição na Igreja de São Francisco vinte mil réis. Declaro deixar à minha afilhada filha de MARCOS CARNEIRO dez mil réis. Declaro deixar mais dez mil réis ao meu filho JOÃO …. Declaro que tenho 3 filhos casados, MARIA RITA duzentos mil réis em dinheiro, cavalo e cela, vinte cabeças de gado entre novilhos e vacas (… ilegivel) (FL. 09) GERTRUDES, cento e vinte mil réis, uma negra (… ilegivel) Declaro que deixo a MANOEL CAETANO quatro novilhos …. Termo que deixo em primeiro lugar a minha mulher MARIA GOMES DO NASCIMENTO que a saber minha herdeira e defensora supra, em segundo lugar a MANOEL CAETANO DO NASCIMENTO, em terceiro BENTO GOMES RIBEIRO (… ilegivel).

FL. 12

  Diz MARIA GOMES DO NASCIMENTO que por falecimento do seu marido MANOEL NUNES RIBEIRO se proceda em inventário uma escritura procedida de seus bens (… ilegível) os órfãos se acham sem tutor. Requer a V.S. que se digne mandar que JOÃO PEREIRA VALVÃO, primo do falecido MANOEL NUNES RIBEIRO assine o termo de tutela dos ditos órfãos sem embargo que o escrivão dê, porém este se acha assistindo na casa do dito falecido e o que comprou a fazenda e nela já assistia em sua vida.

FL. 14

   Para assinar termo de tutela dos órfão que ficaram por falecimento de MANOEL NUNES RIBEIRO e jurar em minha alma, todo e qualquer direito juramento. Constituo por meus procuradores MANOEL JOSÉ DE SOUZA CALDAS e LUIS ANTONIO DA SILVA RODARTE para que eles possam assinar o dito temo e jurar para o que lhes concedo todos os meus poderes que por direito ma são concedidos. Vila de São João del Rei, 27/JUL/1796.

FL. 19

  Diz MANOEL CAETANO DO NASCIMENTO filho do falecido MANOEL NUNES RIBEIRO que fazendo-se Inventário de seus bens que este juízo presente se deu para o tutor de órfãos um JOÃO PEREIRA VALVÃO se título de ser parente da viúva e mãe do suplicante MARIA GOMES DO NASCIMENTO e porque tal parentesco não há, e se há algum é tão longe que poderia casar sem dispençar e por isto não convém ao suplicante e mais herdeiros que o suplicado seja tutor  (… ilegivel) ao suplicante sem outros seus irmãos com JOSÉ CAETANO e BENTO GOMES que mora em casa e além disso tios, irmãos da dita sua mãe JOSÉ GOMES DO NASCIMENTO, ALEXANDRE GOMES DO NASCIMENTO e CUSTÓDIO DA CRUZ FAGUNDES, concorrendo nestes todos requisitos capacidade e abonação para ser nestes termos.

FL 19V.

  Dissera a inventariante ser severa em Juízo do que praticou pela súplica da folha 15 assegurando não ser JOÃO PEREIRA VALVÃO parente próximo da casa, mas ainda omitindo haverem filhos do casal que o melhor do que o dito VALVÃO possam administrar a tutela de seus irmãos, não só por observância da lei, mas ainda porque sendo aquele comprador dos bens do casal, precisa quem agite os pagamentos, não fará aquele a si mesmo, e por isso diferindo a súplica retro, hei pro de nenhum efeito o termo de tutela, para o fim de conservar a a dminsitração da mesma a MANOEL CAETANO DO NASCIMENTO, filho e herdeiro do casal. E por isso o escrivão o notifique para no termo de oito dias assinar o termo de tutela dos seus irmãos, pena de prisão. São João del Rei, 22/JUL/1796.

FL. 22

  (… ilegível) se mostra nestes autos a folha 16 já ter assinado temo de tutela o dito JOÃO PEREIRA VALVÃO em o dia de 6/JUL do presente ano de 1796 e não havendo causa ou motivo oara a sua exclusão e menos ter passado o tempo da lei parece falando ser impraticável nomear-se outro tutor …..Porque o dito VALVÃO é primo do pai dos órfãos com quem sempre se tratou em boa união é o parente mais apto para o poder em ficar os mesmos órfãos, permitindo que cessem (sic) e desfrutem a sua fazenda o que talveznão fará o irmão …

FL. 50

Diz MANOEL CAETANO DO NASCIMENTO morador no presente Barro (ou Bairro?) vir indo ao predito arraial das Lavras desta vila (… ilegível) ser notificado para assinar o termo de tutela dos órfãos seus irmãos menores que ficaram de seu pai MANOEL NUNES RIBEIRO, moradores em Montevidiu nesta vila a sete léguas onde se acham na mesma casa outros irmãos que podem tembém ser tutor dos outros órfãos por estarem vivendo juntos sem ser (… ilegível) vir a este de tão longe como de seis léguas (… ilegível) aceitar a tutela vir como pois repetidas vezes para tratar das dependências dele.

FL. 52

  Aos 7/FEV/1800 nesta pareagem denominada Montevidiu em casas de morada de JOÃO PEREIRA VALVÃO e sua mulher MARIA GOMES DO NASCIMENTO, onde eu escrivão adiante nomeado me achava aí e o presente BENTO GOMES RIBEIRO e por ele foi dito que para assinar o termo de tutela dos órfão seus irmãos herdeiros do falecido seu pai MANOEL NUNES RIBEIRO fazia assim como que para a dar quitação a legítima que lhe era pertencida por falecimento do referido seu pai que se achava entregue e satisfeita fazia seus procedimentos ao Dr. JOÃO ARAÚJO DE OLIVEIRA (… ilegível).

FL. 54

  Diz MARIA GOMES DO NASCIMENTO e seu segundo marido JOÃO PEREIRA BALBÃO, e o tutor dos menores do primeiro matrimônio que para bem de poderem satisfazer os herdeiros emancipados lhes é necessário vender uma parte de terras da Fazenda do Canal a ANTONIO JOAQUIM DA SILVA …. Vila de São João, 2/JUN/1802.

FL. 56

  Diz JOÃO JOSÉ DO NASCIMENTO, órfão de 21 anos que ficou do falecido MANOEL NUNES RIBEIRO que se acha junto para casar com TERESA DE TAL filha do Alferes DOMINGOS ANTONIO PEREIRA, para isso carece licença deste juízo para  vossa mercê seja servido conceder a dita licença, visto tão bem que o tutor suplicante assina este requerimento e que os junte aos autos respectivos. O tutor BENTO GOMES RIBEIRO.

FL. 57

  Ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1804, aos 4/MAIO do dito ano nesta vila de São João del Rei, Minas, comarca do Rio das Mortes …. E sendo-lhe perguntado pelas idades, estados e legitimas dos menores herdeiros, respondeu que o órfão ANTONIO se achava casado com SEVERINA MARIA DE SÃO JOSÉ, filha legítima de RICARDO DA SILVA BORGES e de ANA DE TAL falecida e que o órfão LUIS também se achava casado com TERESA MARIA DE JESUS, filha legitima de JOSÉ FRANCISCO e de TERESA DE TAL e que  o órfão JOÃO tembém se achava casado com VERONICA (ou Venancia ?) (… ilegível) E que o órfão ISIDORO se achava em idade de 19 anos com pouca diferença. E que o órfão FRANCISCO em idade de 17 anos com pouca diferença. E o órfão MARCOS com idade de 15 anos pouco mais ou menos. E que os órfão netos da herdeira CUSTÓDIA falecida se encontram nas idades seguintes MARIA CUSTODIA na idade de 19 anos. O órfão JOAQUIM ANTONIO em idade de 16 anos pouco mais ou menos, o órfão JOSÉ em idade de 14 anos pouco mais ou menos, morando todos os primeiros tres irmão em companhia de sua mãe e estes em companhia do tutor …

FL. 63

  Aos 25/MAR/1805 nesta Vila de São João del Rei, Minas e comarca do Rio das Mortes, em o cartório de mim escrivão adiante nomeado, aí vieram presentes VICENTE JOAQUIM DO NASCIMENTO, ANTONIO GOMES DO NASCIMENTO, LUIS GOMES DO NASCIMENTO e ISIDORO GOMES DO NASCIMENTO filhos legitimos de MANOEL NUNES RIBEIRO e de sua mulher e viúva que foi deste MARIA GOMES DO NASCIMENTO e por eles em presença das testemunhas abaixo assinadas foi dito que em razão de terem recebido da mão da dita sua mãe a herança que por morte de seu pai lhe havia pertencido a cada um deles a quantia de cento e vinte e cinco mil e oitocentos e noventa e dois mil réis …

FL. 64

  Diz MARIA GOMES DO NASCIMENTO qe por falecimento do seu primeiro marido MANOEL NUNES RIBEIRO se procedeu a inventário por este Juízo em que assinou termo de tutela BENTO GOMES DO NASCIMENTO o qual não só se acha há muitos anos exercendo a mesma, tem passado muito o termo da lei, como porque nunca residiu bem, reside no lugar onde moram os menores andando sempre vagando pelas Lavras do Funil e por outras muitas paragens longínquas, sem que por isso possa cuidar e zelar dos interesses dos órfãos menores, que todavia já não existem senão dois, estando os outros emancipados, razão porque e para se findar o dito inventário com mais zelo e interesse dos órfãos, requer a suplicante que removido aquele tutor se renomeie em vez deste a outro, que bem pode ser AGOSTINHO FAGUNDES bem conhecido por abonação e probidade, ou por JOÃO PEREIRA BALBÃO, padastro dos ditos menores, por ser bem sabido o zelo e bom comportamento de mesmo respeito aos seus enteados, cujos bens e interesses tem muito zelado (… ilegível)

FL. 64V

  Este tutor como dito foi não tem residencia de domicílio certo pois que umas vezes ;e visto pelas Lavras do Funil outras por esse Sapucaí abaixo, em consequencia nunca poderá responder como determina VM em seu respeitável despacho (… ilegível), São João del Rei, 22/MAR/1805.

FL. 65

  O tutor que V.M. dignou nomear também se acha não servintarias do removido pois que mora para as partes do Sapucaí, termo em que suplica a V.M. que visto que não pode ser AGOSTINHO FAGUNDES, se digne nomear qualquer outro herdeiro maior. São João del Rei, 22/MAR/1805.

FL. 69

  Diz FRANCISCO GOMES RIBEIRO, órfão que ficou de MANOEL NUNES RIBEIRO qe se acha em contrato para se casar com MERENCIANA filha de MATIAS DA SILVA BORGES e como não pode fazer sem licença de VM. Informe o tutor sobre a qualidade do casamento. Visto a resposta do tutor concedo a licença que se juntará aos outros de Inventário. São João, 17/JUN/1805.

Anúncios

Uma resposta to “z Inventário e testamento de Manuel Nunes Ribeiro”

  1. resgatandohistoriassulmineiras Says:

    Minha familia pertence a este ramo. Obrigada por compartilhar tantas informações. Tenho um blog recente sobre familias sul mineiras e se vc pertimir irei compartilhar e divulgar seu site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: