0 2 Antonio Valim de Melo, sua mãe TEREZA UMBELINA DE MELO, trineta de Júlia Maria da Caridade, uma das 3 três ilhoas

Júlia Maria da Caridade é a ilhoa, milhares de mineiros são seus netos:

foi casada com o CAPITÃO DIOGO GARCIA teve:

tiveram a  Filha: JÚLIA MARIA DO NASCIMENTO casada com MIGUEL LOPES DA SILVA

A Fazenda do Rio Grande e a Capela do Saco:

capelaportodosaco

(Esse MIGUEL LOPES DA SILVA era filho de FRANCISCO LOPES e MARIA PEREIRA DO LAGO) Ver abaixo os Lopes e os Pereira do Lago.

Júlia Maria do Nascimento teve:

neto: JERÔNIMO PEREIRA DO LAGO, que se casou com Tereza Custódia de Jesus, da família Gonçalves Valim, Filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho.

E Jerônimo Pereira do Lago teve:

bisneta: MARIANA INOCÊNCIA DO LAGO:   que se casou com SILVÉRIO JOSÉ DE MELO E SOUZA;

Esse Silvério era filho de FRANCISCO JOSÉ DO SOUZA MELO e CLARA FRANCISCA DO NASCIMENTO, ver abaixo, os Souza Melo, Melo e Sousa.

Mariana Inocência do Lago e silvério tiveram:

trineta: Tereza Umbelina de Melo.

Tereza Umbelina de Melo c/c JOAQUIM GONÇALVES VALIM, pai de ANTONIO VALIM DE MELO.   ver nesse site página de ANTÔNIO VALIM DE MELO.

=

SESMARIA DO VOVÔ DIOGO GARCIA.

digitalizar0001diogo

digitalizar0002diogo

=

Antepassados de Tereza Umbelina de Melo , por parte dos Lopes:

Francisco Lopes, c/c Maria Pires, em 15 janeiro 1655, é filho de Francisco Lopes e Maria Rodrigues. Neto paterno de Francisco Lopes e Ana Alves.  Neto materno de Domingos Rodrigues e Apolônia Antônia.

MARIA PIRES, c/c Francisco Lopes, é filha de Domingos Pires e Maria Fernandes, neta paterna de Francisco Pires e Ana João, bisneta paterna de Domingos Pires. Bisneta materna de João Manuel.

Francisco Lopes, c/c Maria Pires, são os pais de:

Filho: Francisco Lopes c/c Maria Pereira do Lago, em 29 de julho de 1704, em Santa Eulália Cabanelas, Conselho de Vila Verde, (que hoje não é mais conselho) Portugal. Ver abaixo Família Pereira do Lago.

Francisco Lopes c/c Maria Pereira do Lago, são os pais de:

Neto: Miguel Lopes da Silva (1710-1793) c/c Júlia Maria do Nascimento, filha de JÚLIA MARIA DA CARIDADE, citada acima.

Miguel Lopes da Silva (1710-1793) c/c Júlia Maria do Nascimento, são os pais de:

bisneto: Jerônimo Pereira do Lago c/c Tereza Custódia de Jesus, filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho. Esses Evangelho são de Vila da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores. Temos sua família toda lá. Em breve coloco neste site os Evangelho.

Jerônimo Pereira do Lago c/c Tereza Custódia de Jesus, são os pais de:

trineta: Mariana Inocência (Pereira) do Lago c/c Silvério José de Melo e Souza.  Ver abaixo os Melo e Sousa. Silvério é filho de Francisco José de Souza e Clara Francisca do Nascimento.

Mariana Inocência (Pereira) do Lago c/c Silvério José de Melo e Souza, são os pais de:

tetraneta: Tereza Umbelina de Melo c/c Joaquim Gonçalves Valim.

====

Tereza Umbelina de Melo,  pelo lado da família Melo e Sousa.  Família importante do Barão de Passos e do Professor Antônio Cândido de Melo e Souza.

Francisco Xavier de Souza c/c Helena Pedroza são os pais de:

filho: Francisco José de Souza Melo c/c Clara Francisca do Nascimento, filha de Manoel Martins Covas e Maria da Silva Luz.

Francisco José de Souza Melo c/c Clara Francisca do Nascimento são os pais de:

neto: Silvério José de Melo e Souza c/c Mariana Inocência Pereira do Lago. que são os pais de:

bisneta: TEREZA UMBELINA DE MELO c/c ANTÔNIO VALIM DE MELO.

=

o irmão de tereza: seus netos e bisnetos ainda estão na cidade de passos-mg:

Barão de PASSOS

O barão de PASSOS foi Jerônimo de Mello Pereira e Souza, fazendeiro em MG.

Adendas

Jerônimo de Melo Pereira e Souza – agraciado com o título ( Dec 17.05.1871 ) de Barão de Passos. Título de origem toponímica, tomado da cidade do mesmo nome, onde o titular era abastado fazendeiro. Filho de Silvério de Melo e Souza e de Mariana Inocência de Melo, casados cerca de 1810. 

Nasceu a 14.07.1814, Freg.ª de Pedra Branca, Lavras, MG  e faleceu *a  07.07.1897, Passos, MG

. «Residiu na cidade de Cássia, onde foi protetor da pobreza e construiu a igreja do Rosário, Transferiu-se depois para a cidade de Passos, onde foi abastado fazendeiro. Muito contribuiu para construção da igreja matriz e fundou a Casa de Caridade, doando para esse fim um grande prédio.» (Laurênio Lago, Acréscimos e Retificações, 160). Casado com Bárbara Lopes, baronesa de Passos.

Fontes e colaboradores a serem considerados com referência a este titular:

Regina Cascão Fonte: Dicionário das Famílias Brasileiras, de Carlos Eduardo Barata e AH Cunha Bueno. Verbetes: Passos, Barão de; família Melo e Souza

Rogério Evandro Farah – Fonte:  registros de da Igreja de Bom Jesus dos Passos, óbitos de 1882-set 1898, fl. 134v.

*Barão de Passos Aos 26 de julho de 1897 foi sepultado na Matriz desta Cidade o Jeronimo Pereira de Mello Barão de Passos Cazado com Barbara Maria de Mello com 85 anos de idade falleceu de molestia das minas e recebeu os ultimos sacramentos e seu corpo foi encomendado solenemente.
Vig. Luiz Donato=

Uma resposta to “0 2 Antonio Valim de Melo, sua mãe TEREZA UMBELINA DE MELO, trineta de Júlia Maria da Caridade, uma das 3 três ilhoas”

  1. Marcos Maurício Mendes Lima Says:

    Lendo este maravilhoso livro de genealogia,na parte 2/tomo 2,pude notar na página 18,na referência à Júlia Maria da Caridade o seguinte. Ela era devota de Nossa Senhora da Conceição.Portanto,é interessante observar no livro:”As Capitanias de Minas Gerais”(1965),de Augusto de Lima,cita que em 1775,havia em Minas Gerais,dezesseis Capelas em devossão a Nossa Sra.Imaculada Conceição.A relação pelos nomes da cidade é a seguinte:Guarapiranga,Conceição do Mato Dentro,Congonhas do Campo,Sabará(segundo Waldemar de Almeida Barbosa,a Igreja Grande-Nossa Sra da Conceição,é uma das mais belas em MG),Antônio Dias,Aiuruoca,Carrancas,Prados(onde foi sepultada no interior da Matriz, a 3ª Ilhoa Maria Helena de Jesus,irmã de Júlia Maria da Caridade e,mãe do Inconfidente José de Rezende Costa),Carijós,Catas-Altas,Raposos,Antônio Pereira,Pouso Auto,Rio das Pedras e Camargos.Uma grande devota de Nossa Sra.da Conceição,em Minas,foi a beata Inha Chica(Francisca Paula de Jesus-1810/1895).Durante 30 anos de sua vida,dedicou,e reuniu doações para construir a Capela de N. Sra da Conceição,em Baependi,onde posteriormente fôra sepultada. Como já dizia o Padre Frei Jacinto,a maior herança que herdamos do irmão português,foi o amor à mãe de Deus.Nossa Senhora da Conceição,veio ao Brasil,trazida pelas mãos dos missionários.Os aborígenes aprenderam a amar a Santíssima Virgem,com o Padre Anchieta.o notável desbravador de almas,que nas alvas praias do Brasil escreveu lições de infinito amor à Virgem Maria.Em verdade,”Nossa Senhora de Aparecida,Padroeira do Brasil”, é nada mais nada menos que Nossa da Conceição a Padroeira de Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: